Os 2 grandes desafios da Arquitetura em tempos de tecnologia e inovação

Como as startups estão contribuindo para que qualquer um possa fazer o seu projeto, unindo arte e tecnologia para criar ambientes personalizados

A arquitetura frente à inovação e a tecnologia

A arquitetura, a beleza das formas e dos ambientes, agrada a humanidade desde o princípio das civilizações. Esta paixão estava adormecida nos tempos atuais, mas a situação que vivenciamos hoje trouxe de volta a importância de se ter um ambiente confortável e funcional.

Ao mesmo tempo em que passou a ser uma demanda de mercado, passou a ser uma demanda por profissionais mais acessíveis também. Com o uso das tecnologias, o que antes era um serviço para poucos, está sendo possível para uma maior parte da população.

A tecnologia torna os processos de projetos mais ágeis, e com isto a produção se torna mais rápida e escalável. Levando esta tecnologia para os usuários, todos poderão desfrutar de um serviço de projeto automatizado e personalizado.

“A tecnologia não está criando arquitetos, mas está possibilitando que cada um possa usar a sua criatividade para rabiscar o seu projeto”, explica Kauana, do CEO do Condor Connect, que acredita que a transformação digital veio para quebrar o paradigma de um modelo de produção antigo.

O grande propósito é tornar a arquitetura mais acessível, com metodologia fáceis e intuitivas que facilitem a concepção de pequenos projetos. Além de personalizar o gosto do usuário, estas metodologias também adaptam os projetos ao bolso de cada um.

A La Decora é uma plataforma para projeto de decoração automatizada, fundada pela Luciana Mendes e Gabriela Accorsi, que aderiu a esta transformação tecnológica. Luciana relata que é possível cobrar até 80% menos que um projeto tradicional. “Desta forma atendemos clientes em todo o Brasil com qualidade, praticidade e economia”, confirma ela.

Mas toda esta tecnologia não elimina o profissional de arquitetura. Chega em um determinado momento do trabalho que fica difícil traduzir em projeto aquilo que se pensa ou quer de um ambiente. E é aí que entra a habilidade de um verdadeiro arquiteto.

Quais os 2 grandes desafios atuais

Como qualquer inovação, ela traz inúmeros desafios, e para a arquitetura identificamos dois grandes desafios:

  1. o primeiro é vencer a cultura de que os serviços criativos precisam gastar muito tempo na sua execução;
  2. o outro desafio é vencer a cultura da aceitação do atendimento online para este segmento de mercado.

“Sabemos da importância de entregar projetos de qualidade e personalizados para cada cliente, mas entendemos que diversos processos podem ser mais rápidos com o uso de tecnologia, e é isto que fazemos”, explica Luciana.

Este ainda é um mercado pouco explorado em inovação, o que abre um mundo de possibilidades e oportunidades. Existem muitas dores para serem resolvidas e o momento é muito propício para ousar.

“Comece da forma que está, com o que você tem, teste suas ideias e ajuste com o feedback dos usuários quantas vezes forem necessárias. O caminho é difícil, mas comemore pequenas conquistas e curta a jornada!” (La Decora)

Santa Catarina encontra um ecossistema forte, unido e muito engajado. Sempre em movimento, conecta grandes empresas com as startups, abrindo o caminho para os novos empreendedores.

O importante é ter em mente que o cliente está em busca de novos ambientes de convivência, necessitando de um espaço profissional dentro de sua própria casa. Isto não implica na aquisição de novas e maiores residências, a remodelação do que já existe é a solução mais barata e eficiente para essa nova realidade.

Encontre as principais novidades do ecossistema empreendedor de Santa Catarina aqui na ND+. Faz parte do ecossistema? Tem vontade de fazer a sua startup acontecer?  Entre em contato através do e-mail connect@condor.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

+

Tecnologia

Loading...