Os desafios de inovar nas empresas e startups

O maior desafio que você vai encontrar vai ser o de não inovar!

Inovar para muitos é como beber água! Não podem passar um dia sem beber um pouquinho de inovação! Por outro lado, ainda existe uma seca muito grande no copo de algumas empresas, não só pelo medo de inovar, mas pela falta de iniciativa para a inovação.

Vemos que existe uma grande dificuldade de inovar dentro das empresa, pois se agarram a velhos costumes e não abrem as portas para realizar o novo. Uma empresa é construída todo dia e a inovação é a mão amiga desse processo construtivo. Tem que inovar! Não só por tendência, mas para melhor desempenho da empresa e funcionários.

Os desafios de inovar – Foto: Divulgação/Condor ConnectOs desafios de inovar – Foto: Divulgação/Condor Connect

Fique atento, pois inovar não é apenas ter uma ideia e acreditar que ela seja boa, as vezes pode não ser e ao serem lançadas no mercado podem não render tanto lucro. O importante é não desistir! Aprender com os erros e desempenhar a evolução na busca pela ideia perfeita.

Com uma ideia realmente inovadora, esse novo mercado pode render muito mais do que grandes empresas lucram em todos seus anos de existência. Ao estar de frente com o mercado é inevitável o encontro com essas concorrentes, são empresas que há anos estão nesse universo e que já possuem pilares econômicos bem constituídos.

Por isso, adote a cultura da curiosidade, de resolver problemas e da inovação!

Ao inovar quais benefícios a empresa ganha?

Inovar é um caminho múltiplo e existem várias formas de se implementar a inovação. Não só pensando na parte de vendas de produtos ou serviços, mas olhar para dentro da empresa  e incrementar a inovação como um todo. Muitas barreiras são quebradas ao inovar, seja na maneira de como empresa trabalha, no olhar do mercado sobre essa empresa e, acima de tudo isso, a inovação traz ao cliente e ao mercado algo que os surpreenda.

Quando o assunto é inovação, as startups dominam esse quesito. Usam ela como sua principal ferramenta e carregam a filosofia de estar inovando a cada segundo. E já vemos algumas startups auxiliando grandes empresas a entrar nesse mundo.

Mas infelizmente algumas dessas empresas que há anos estão no mercado não se rendem às startups, caminham com suas próprias culturas e como já possuem cliente e um lucro fixo, se acomodam e não deixam espaços para haver uma inovação.

“Não é porque é feito há anos que está certo, que é a melhor a maneira. Sempre podemos mudar um pouco, que no final dará resultados” Comenta: Tyara Nascimento. CEO e co-founder da startup Molde.m

O risco de não inovar pode, a longo prazo, ser o motivo de sua empresa fechar as portas!

O que é inovar?

Muitos termos podem definir a inovação, mas o principal está na forma de pensar, e na cultura que se encontra em uma empresa. Adote a cultura da aceitabilidade e trabalhe em cima dos erros cometidos desempenhando ideias a todo instante.

Inovar é não temer o incerto, se jogar no escuro e colher os resultados sejam eles positivos ou negativos, o importante é trazer o novo. Mostrar para o mercado e seu cliente que está caminhando em direção a solução de seus dilemas. Inovar é contribuir para a sociedade!

Agora, para inovar é preciso atitude, sem receio do erro e da resposta que o mercado dará, ser aberto ao novo e com fome do diferente. O mercado vive em uma mudança constante e se não acompanhá-lo ficará para traz. E para retomar o mesmo nível será preciso um esforço muito maior! Então se desprenda do comodismo e coloque em pratica as suas ideias sem medo de incertezas.

Acompanhe nosso bate-papo completo

Os desafios de inovar!

Os desafios de inovar!Com a participação de Tyara Nascimento, CEO e co-founder da startup Molde.me, e Rafael Biasotto, CEO e founder da startup Uatt.

Posted by ND Mais on Friday, January 22, 2021

Ou se preferir, ouça como podcast

Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando. Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se

+

Tecnologia

Loading...