33 Giga

Blog de tecnologia com serviços e notícias quentes da área. Dicas, tutoriais, testes e muito mais, de forma simples e descomplicada.


“Qual notebook, bom e barato, comprar?”

“Qual notebook, bom e barato, comprar?” - Imagem de LEEROY Agency por Pixabay“Qual notebook, bom e barato, comprar?” - Imagem de LEEROY Agency por Pixabay

O leitor João entrou em contato com o 33Giga com uma dúvida bastante comum: “Qual notebook vocês indicam comprar?”. O internauta ainda informou que procurava uma máquina que tivesse bom desempenho para o dia-a-dia e, em especial, para transmissão de vídeo aulas, já que ele é professor.

Entre outras observações, João ainda especificou que não procurava um Mac. Ele não tinha preferência de marca – mas gostaria de uma máquina com Windows. E, claro, estava atrás de um notebook “bom e barato”, embora isso seja bastante subjetivo.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

O 33Giga já falou bastante a respeito do assunto e publicou um texto que cobre, basicamente, tudo o que você precisa saber antes de comprar um notebook. Um deles pode ser lido aqui. Entretanto, como é um tema comum entre os leitores, a ideia a seguir é resumir, em tópicos, o que observar rapidamente para fazer a melhor escolha.

– Antes de qualquer coisa, separe o valor que deseja gastar. Com isso em mente, a escolha facilita um tanto. Esse é o primeiro passo para achar um notebook bom e barato.

– Marcas grandes e famosas são semelhantes em termos de produto. Entre elas, as que o 33Giga conhece e (até) indica: Dell, Samsung, Lenovo, Acer, Asus, Positivo.

– Você pode dar sorte ou azar com o notebook que você escolheu especificamente, mas são semelhantes. Por aqui, já avaliamos máquinas com ótimo desempenho ou com problemas diversos das mesmas marcas e com configuração semelhantes. Por isso, é sempre legal olhar o suporte.

– Telas menores de 15 polegadas, hoje em dia, tendem a ser ótima opção. Cabem na mochila com tranquilidade. Se a ideia é ter uma máquina de fácil transporte (não que faça diferença, hoje em dia), é bom observar o peso também.

Leia mais:
Testamos: EaseUS recupera arquivos apagados do computador em poucos cliques
Álbum: todos os eletrônicos testados pelo 33Giga

– Em termos de hardware, vale optar por máquinas com SSD (em vez de HD). Faz toda a diferença no desempenho. Se precisar armazenar muita coisa, é recomendando SSD + HD, SSD + HD externo, SSD + Cloud (essa última opção é a utilizada na redação do 33Giga e vale observar preços).

– Para o dia a dia, atualmente (março de 2021), o recomendado é um notebook com processador Intel Core 7 de décima geração e RAM de entre 8 GB e 12 GB.

– Com tudo isso em mente, vale, e muito, jogar as especificações em sites comparadores de preço. No Buscapé, dá para usar esses filtros e ver o que mais agrada (o Buscapé não patrocinou esta reportagem). Com os dados acima, é possível encontrar o resultado aqui. (também meramente ilustrativo).