Sistema de monitoramento avaliado em R$14 milhões será entregue em Blumenau

Central de Controle Operacional garante agilidade nas tomadas de decisões nos atendimentos

Um novo sistema de monitoramento será entregue nesta terça-feira (26) em Blumenau. O valor da obra ficou em torno dos R$ 14 milhões, investidos pelo Plano de Mobilidade Sustentável, com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Sistema de monitoramento será entregue nesta terça-feira (26) – Foto: Divulgação/Marcelo MartinsSistema de monitoramento será entregue nesta terça-feira (26) – Foto: Divulgação/Marcelo Martins

Com a CCO (Central de Controle Operacional), operadores acompanham em tempo real tudo o que ocorre na rodovia, por meio de um mapa eletrônico que mostra todos os recursos na rodovia. Estão envolvidas as secretarias da Seterb (Secretarias de Trânsito e Transportes ), da Seplan (Planejamento Urbano), Segg (Gestão Governamental) e Sedeci (Defesa Civil).

De acordo com a secretaria da Seterb, os dados dos sistemas dentro da CCO auxiliam nas decisões gerenciais ou operacionais. “Com a tecnologia utilizada na Central pelos profissionais conseguimos atuar em pontos com índices elevados de acidentes, locais de grande fluxo ou congestionamento, entradas e saídas de anéis viários, entre outros locais”, declara o secretário, Alexandro Fernandes.

Além disso, o município assegura outras melhorias no monitoramento. “E a partir deste monitoramento nossa equipe técnica consegue ajustar frações de segundos de tempos semafóricos, desviar ou buscar alternativas ao fluxo, de modo que a fluidez das vias públicas não seja afetada por acidentes, ou qualquer outro imprevisto”, diz o secretário da DMU (Diretoria de Mobilidade Urbana).

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tecnologia

Loading...