33 Giga

Blog de tecnologia com serviços e notícias quentes da área. Dicas, tutoriais, testes e muito mais, de forma simples e descomplicada.


Sonda da NASA tentará se aproximar de Ganimedes, maior lua de Júpiter

Hoje (7), por volta das 14h35 (hora de Brasília), a sonda Juno, da NASA, tentará realizar a maior aproximação já registrada na história a Ganimedes, maior lua de Júpiter. O objetivo é chegar a 1.038 quilômetros de distância do satélite natural. Última vez que ocorreu uma aproximação bem-sucedida foi em 20 de maio de 2000, com a sonda Galileo, também lançada pela agência espacial americana.

Leia mais:
Novas imagens de Júpiter mostram detalhes da atmosfera do planeta
NASA anuncia missões com robôs em Vênus – as primeiras em 30 anos
As melhores fotos de estrelas, galáxias e da Terra vista do espaço

O objetivo da missão é captar imagens em alta definição de Ganimedes. Assim, os astrônomos poderão ter conhecimento sobre a composição, a ionosfera, a magnetosfera e a camada de gelo do satélite. Estes dados contribuirão para futuras viagens a Júpiter. Duas, inclusive, já estão confirmadas: JUpiter ICy Moons Explorer (JUICE), tem previsão para ocorrer em 2029, e Europa Clipper, ainda não tem data agendada.

Com 5,2 mil quilômetros de diâmetro, Ganimedes é maior do que Mercúrio e é a maior lua do Sistema Solar. Ela também é a única a ter a sua própria magnetoesfera. Isto significa que tem uma espécie de bolha ao redor com partículas carregadas.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga