Transformação digital e o novo ecossistema dos negócios 

Todas as áreas de nossa vida esta sendo dominada pelo ecossistema digital

Vemos hoje em algumas empresas certa dificuldade para inovar, e por mais que tenham alguns processos que são desenvolvidos há anos, e que já não são mais eficientes, não se convencem que a inovação é o melhor caminho. O desafio estará sempre ligado às pessoas de liderança nessa empresa, em conduzir a cultura da empresa estando em constante mudança.

Para quem quer aplicar a inovação dentro do universo da sua empresa, faça a si mesmo essas duas perguntas! Porque você quer inovar? E qual objetivo você quer alcançar com a inovação?

A inovação não acontece apenas por questões tecnológicas ou abordagens sistemáticas, ela acontece muito em função da vontade das pessoas. Se dentro da empresa não existir alguém que instigue algumas pessoas que são curiosas, que questionam tudo e que sempre estão incomodadas com o normal, dificilmente você consegue implantar um processo de inovação.

Inovar é resolver problemas!

Existem vários tipos de inovação e essa inovação trabalha com três pilares. Processos, pessoas e tecnologia. Comenta: Kauana Yrina.

Não inovar é uma opção. Algumas corporações ainda conseguem viver no seu modo tradicional, mas outras, se não conseguirem inovar seus produtos, sua cultura e seu olhar para o mercado, será muito difícil que elas se mantenham nessa posição.

As empresas que não se tornarem flexíveis, terão muitas dificuldades de sobreviver. Diz: Fabrício Schveitzer – Chief Operating Officer no Sienge.

Por mais que se pense em transformação digital em grande escala, vemos que qualquer empresa hoje tem uma página no Facebook, uma no Instagram ou um canal no YouTube. E até mesmo estar se relacionando com seus clientes pelo WhatsApp, já está sendo envolvido na transformação digital! Em pequeno ou maior grau está participando.

O que significa de fato a transformação digital ?

Vamos pensar no passado um pouco, há 15 anos atrás, como se fazia para resolver um problema interno, ou com o cliente? O email ou uma ligação eram os mais práticos, mas mesmo assim não se possuía a velocidade que se tem hoje, e toda essa transformação digital nos proporcionou escala, velocidade e rastreabilidade do que acontece.

Em função da quantidade de dados que são extraídos a todo instante, e na velocidade que as informações são transmitidas estamos se tornando cada vez mais uma sociedade digital. A partir dessa transformação veremos um alto nível de conhecimento se aplicando a todos.

A transformação digital está dominando todas as áreas de nossas vidas, não só dentro do desenvolvimento humano, mas dentro das indústrias, dos varejos e do mercado como um todo.

Um dos maiores objetivos da transformação digital está em resolver problemas e identificar o que está sendo feito de errado, para que se encontre uma solução mais econômica e veloz.

Para se medir um pouco o impacto da velocidade dessa transformação, Cristiano Policarpo Founder and CEO at Wireshape, nos contou que em 4 anos vamos consumir a tecnologia 3D da mesma forma que consumimos fotos e vídeos!

Os desafios para a transformação digital

O maior deles se aplica na transição da empresa de sua maneira tradicional para um novo ambiente digital. Ao mesmo tempo que temos uma geração nascendo no digital, temos também pessoas de mais idade emergindo nesse meio, tentando se adaptar a essa nova era.

Fica o desafio para quem desenvolve toda essa tecnologia, que tem que pensar naquele que nasceu na tecnologia, nos quarentões que estão na divisão e os de mais idade que estão no fim dessa final tecnológica.

Para que isso seja possível é preciso passar por cima de outro desafio que é o da comunicação, pois ainda há milhões de pessoas que não estão envolvidas com a tecnologia. A partir da inserção dessas pessoas logicamente terá um volume muito maior dentro do mercado.

A transformação digital é um constante estado de aprendizado acrescenta: Cristiano Policarpo – Founder and CEO at Wireshape

Do ponto de vista das corporações e dos empresários, o maior desafio está nas pessoas. Como transformar o funcionário que há 10 anos trabalha da mesma forma e apresentar a ele algo novo e que ele possa se desenvolver. Isso se torna responsabilidade de um líder para trazer essa transformação digital e cultural até todos seus funcionários, mas será também um desafio que ele esteja preparado para trazer essa visão.

Acompanhe mais desse nosso bate-papo:

Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando.  Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Tecnologia