VÍDEO: Meteoro explode no céu enquanto repórter fala ao vivo

Imagens foram feitas em West Palm Beach, na Flórida, mas quase 300 avistamentos foram registrados, até nas Bahamas

Um meteoro explodiu ao cruzar o céu de West Palm Beach, no sul da Flórida, Estados Unidos, enquanto o repórter norte-americano Jay O’Brien fazia uma transmissão ao vivo em seu perfil no Facebook. O caso aconteceu na quarta-feira (14).

Repórter flagra momento em que meteoro explode no céu nos EUA – Foto: Reprodução/TwitterRepórter flagra momento em que meteoro explode no céu nos EUA – Foto: Reprodução/Twitter

Assustado, o repórter exclama: “Meu Deus, o que é aquilo no céu? Uau! Não sei se vocês viram isso. Possivelmente, um pedaço de lixo espacial queimando em órbita? Às vezes, eles aparecem assim. Vou perguntar por aí e descobrir o que era. Isso foi surpreendente!”, completou.

Mas não era lixo espacial e sim um bólido – meteoro que explode no ar. Segundo a American Meteor Society, organização de pesquisa no campo de Astronomia, foram relatados quase 300 avistamentos do evento.

Nas Bahamas, moradores relataram ter ouvido um barulho muito alto e sentiram as casas tremerem, situações comuns durante a passagem de um bólido.

Veja o vídeo:

Bólido x fireball

Em 23 de novembro de 2020, quando um meteoro de magnitude -7, o que é considerado elevado, explodiu no céu na região da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, o diretor da Região Sul da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), Carlos Fernando Jung, ressaltou ao R7 a diferença entre bólidos e fireballs (“bolas de fogo”, em português).

Enquanto bólidos são meteoros que explodem no ar, as fireballs são qualquer meteoroide que atinge a magnitude de -4 e se extinguem no ar. Meteoroides, por sua vez, são fragmentos de cometas ou asteroides que se desprendem desses corpos celestes e ficam vagando pelo espaço em órbitas em torno do Sol.

+

Tecnologia

Loading...