Você sabe o que são as startups e como funcionam?

Esse modelo de empresa existe há mais de 30 anos, mas nos últimos tempos está tomando conta do mercado.

Muitos termos definem uma startup, um deles é de que ela é uma organização projetada para ser temporária, ao contrário das grandes corporações tradicionais que focam em se manter no mercado por vários anos.  Com um modelo de negócio flexível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Nem sempre uma ideia inovadora poderá render bons lucros!

As startups estão em constante mudança e sempre procurando resolver as dores do mercado e cliente.

Elas crescem em ritmo acelerado, possuindo um baixo custo de manutenção podendo alcançar lucros inigualáveis. Além de interagir com outros empreendedores ou empresários com experiência, podendo dar conselhos para os negócios prosperarem e indicar futuramente uma parceria.

O termo startup surgiu no Vale do Silício, uma famosa região da Califórnia especializada em tecnologia e inovação. Atualmente, as Startups são conhecidas no mundo inteiro, apesar de serem bem recentes. Foi no final dos anos 90, que as Startups expandiram, principalmente, por conta do surgimento das tecnologias.

Os reflexos do covid-19 nas startups 

O rastro marcante que a pandemia deixou ficará para sempre em nossas vidas, mais de 200 mil vidas brasileiras perdidas até agora, e mais de 2 milhões em todo mundo. Outro rastro que nos acompanha há anos e agora com a pandemia alavancou ainda mais foi o do desemprego. Segundo o IBGE, o Brasil atingiu a taxa de 14 milhões de desempregados.

Todo esse desemprego e queda na economia, fez com que milhares de comerciantes ficassem em uma situação crítica, mas esse cenário não afetou as startups. Parece que elas viveram ano passado de pandemia em outro planeta! Pois o crescimento econômico delas foi maior do que qualquer outro ano. Mas isso tem uma boa explicação.

O escudo que as startups usaram para não serem afetadas drasticamente foi o da tecnologia e inovação. Inovando o produto, a entrega e até o cliente final de muitas empresas. Nesse ano de 2020 as startups bateram um recorde histórico, com uma contribuição que somaram US$3,1 bilhões, cerca de 16 bilhões de reais.

A exemplo dessa inovação uma startup de Santa Catarina está inovando na transformação do mercado de capacitação de trabalhadores. A Keeps que é uma startup especializada na educação criou o projeto com objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem para que as empresas consigam definir a melhor forma de treinar seus colaboradores.

A distribuição dos conteúdos é feita através de mensagens no WhatsApp, por meio de um link autenticado, que mantém a segurança dos dados dos usuários. Por meio de inteligência artificial, os conteúdos são entregues e o colaborador pode interagir com as mensagens.

Por que as startups sobreviveram melhor na pandemia 

  • As startups podem funcionar em qualquer lugar

Hoje em dia, a maioria das startups está localizada em coworkings, portanto não possuem uma grande estrutura por trás. Isso deixa o custo da empresa mais baixo, além disso, como não estão em um espaço físico, elas podem se adaptar e render em qualquer lugar.

  • Equipe formada por pessoas com diferentes habilidades

Sem uma boa equipe, nenhum negócio vai para frente. Por terem pessoas capacitadas e de diferentes áreas faz com que a empresa tenha a capacidade de superar os obstáculos impostos pelo covid-19.

As startups saíram na frente de diversas empresas neste ano epidemiológico, principalmente por estarem fortemente ligadas ao digital. Enquanto muitas empresas fizeram a transição para o digital, as startups já caminhavam há alguns anos dentro dele.

Além de apresentarem uma grande diferença em relação às empresas tradicionais em terem mais:

  • Escalabilidade

  • Flexibilidade

  • Baixo custo sustentabilidade

A pandemia trouxe incertezas, mas não contava que startups vivem nesse mar da incerteza! E estando familiarizada com esse campo, o que foi para muitos o fim, para startups foi um ano extraordinário.

Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando.  Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

+

Tecnologia

Loading...