‘A casa caminhava’: moradores de Irineópolis relembram tornado que varreu cidade há um ano

O fenômeno arrastou casas e destruiu estufas e galpões, com prejuízo estimado em mais de R$ 2 milhões

O dia 14 de agosto de 2020 não deve sair tão cedo da memória de dona Terezinha de Souza, moradora de Irineópolis, no Planalto Norte catarinense. Naquela data, um tornado varreu comunidades do município e arrastou a casa em que ela vivia com o marido por oito metros.

Dona Terezinha relembra o dia em que o tornado arrastou a casa em que vivia – Foto: Reprodução/Prefeitura de IrineópolisDona Terezinha relembra o dia em que o tornado arrastou a casa em que vivia – Foto: Reprodução/Prefeitura de Irineópolis

“Começou a escuridão e veio a ventania, já descobrindo a casa. Eu me acudi em baixo de uma mesa, me agarrei na perna dela e meu marido andou para o fogão. Eu bradava para todos os santos acudirem porque a casa estava caminhando com nós”, relembra.

Segundo dados da prefeitura à época, o fenômeno causou mais de R$ 2 milhões em prejuízo, destruiu casas, galpões e estufas e deixou 11 famílias desalojadas, além de outras oito desabrigadas.

Vídeo mostra como ficou o interior da cidade após passagem do tornado – Vídeo: Prefeitura de Irineópolis

Mas se as lembranças destacam a força da natureza e a dor da perda, hoje,  pouco mais de um ano após a passagem do tornado, Terezinha e o marido comemoram a nova casa, decorada com os santos a quem ela pediu ajuda durante os dias de dificuldade.

Agora, o casal vive em nova casa, com direito a homenagem aos santos – Foto: Reprodução/Prefeitura de IrineópolisAgora, o casal vive em nova casa, com direito a homenagem aos santos – Foto: Reprodução/Prefeitura de Irineópolis

“A outra casa tinha quarto e cozinha. Essa tem banheiro, salinha, cozinha e dois quartos, é diferente um pouco”, conta a moradora sentada na varanda do novo lar. Como ela, outras famílias receberam a ajuda da comunidade e do poder público para reconstruir as casas e as vidas.

E é justamente essa reconstrução o motivo de comemoração em um vídeo divulgado pela prefeitura de Irineópolis. Confira:

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...