Acaert e Defesa Civil estudam ampliar alertas meteorológicos

Instituições se reuniram para avaliar modelo de cooperação na emissão de alertas extremos no território catarinense através de mensagens nas emissoras de TV e rádio

A Acaert (Associação de Emissoras de Rádio e Televisão de Santa Catarina) e a Defesa Civil de Santa Catarina reuniram-se na última quarta-feira (16) parar tratar da ampliação da divulgação dos alertas meteorológicos.

Acaert e Defesa Civil de SC estudam parceria para ampliar alertas meteorológicos – Foto: Divulgação/Secom/ND

O foco do debate foi a criação de um modelo de cooperação na emissão de alertas extremos no território catarinense. Para isso, foram analisadas alternativas para difusão das mensagens através das emissoras de rádio e TV, bem como os canais e formatos que serão utilizados para alcançar o maior número de catarinenses.

Um protocolo comum de alertas será criado para unir a credibilidade e o poder de penetração do rádio e da TV com a eficiência do monitoramento climático de curto prazo e a prevenção de desastres.

Durante o encontro foi acertada a formalização de um termo de compromisso para fortalecer a parceria entre as entidades.

“A fase de difusão da informação é uma das mais importantes no fluxo completo de monitoramento e alertas de eventos extremos. Existe uma mudança de atitude quando as pessoas recebem as informações que dão base à tomada de decisão na busca da autoproteção”, comentou o chefe da Defesa Civil estadual, Aldo Baptista Neto.

Segundo ele, há muito tempo a Defesa Civil de Santa Catarina vem investindo no monitoramento climático e nas formas de divulgação com a utilização de vários canais de comunicação com a população.

“A possibilidade de trazer a Acaert e unir o conhecimento das duas instituições para melhorar ainda mais a capacidade já instalada, ampliando para a lógica do rádio e da TV aberta, possibilita cobrir quase a totalidade das formas de comunicação, e assim levar os alertas para toda a população”, finalizou Neto.

O encontro contou com a participação do chefe da Defesa Civil do Estado, Aldo Baptista Neto, e do presidente da Acaert, Silvano Silva. Assim como o coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico de Moraes Rutorff, o diretor executivo da Acaert, Leonardo Soares Amorim e o diretor de conteúdo da Acaert, Guido Schvartzman.

+

Tempo