Acumulados de chuva ultrapassam 160 mm em 72h em SC

Norte e Vale do Itajaí foram as regiões mais afetadas; indicativo para os próximos é de chuvas volumosas, risco de deslizamentos e inundações

Santa Catarina segue com acumulados de chuva em nível alto nos último dias, que têm apresentado tempo fechado e com temporais localizados.

Os dados da Epagri/Ciram indicam que, nas últimas 24h, até as 20h desta quarta (20), foram mais de 80 mm em algumas cidades catarinenses, como Indaial ou Itaiópolis.

Acumulados de chuva ultrapassam 160 mm em 72h – Foto: Divulgação/Defesa Civil/NDAcumulados de chuva ultrapassam 160 mm em 72h – Foto: Divulgação/Defesa Civil/ND

São números que indicam que o Planalto Norte catarinense é a região em que mais choveu, sendo que Garuva é a cidade com maior acumulado nos últimos três dias, com 207 mm.

Na escala do órgão, considerando as últimas 72h, a porção Oeste permanece na segunda categoria (40 mm), enquanto praticamente todo o restante fica na terceira (65 mm).

No Norte e no Vale do Itajaí, ocorrem alguns pontos mais críticos. A sexta-feira (22) prevê média de 160 mm, conforme as cidades citadas acima, e boa parte fica entre a quarta e quinta, patamares não vistos no restante do Estado.

Os acumulados, já previstos, geraram estragos como deslizamentos, inundações e enxurradas, conforme o alerta da Defesa Civil.

Até então, as ocorrências permaneceram em nível municipal, sem solicitação de apoio da Defesa Civil do Estado.

16 deslizamentos de terra em Blumenau

Blumenau, no Vale do Itajaí, registrou 22 ocorrências em 24h, sendo 16 deslizamentos de terra e cinco quedas de árvores. Joinville também registrou deslizamentos durante a noite de terça (19).

A previsão é de que o tempo não fique mais ameno de imediato, com indicativo de chuvas que passam dos 100 mm durante a quinta (21), segundo a Defesa Civil.

A área de maior risco para ocorrências contempla a Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, que seguem com sinal vermelho ligado, após o órgão aumentar a chance de estragos.

O site Conexão Geoclima aponta que o acúmulo de chuva pode chegar a 300 mm em apenas 72 horas em alguns pontos durante o dia.

+

Tempo