Alagamentos e deslizamentos na Grande Florianópolis; confira os estragos da chuva

Segundo a Defesa Civil estadual, as precipitações das últimas horas correspondem à metade prevista para todo o mês

 A chuva intensa que atinge Palhoça, na Grande Florianópolis, desde a madrugada desta terça-feira (12), provocou deslizamentos de terra pontuais, especialmente no bairro Bela Vista, além de alagamentos em outros bairros.

Palhoça amanhece com alagamentos neste terça-feira (12) – Foto: Paulo Mueller/NDTVPalhoça amanhece com alagamentos neste terça-feira (12) – Foto: Paulo Mueller/NDTV

Segundo a Defesa Civil do Estado, choveu 88 mm nas últimas 12 horas. Os volumes de chuva das últimas horas correspondem à metade prevista para todo o mês na região da Grande Florianópolis.

O coordenador da Defesa Civil de Palhoça, Julio Marcelino, afirma que os bairros com situação mais críticas de alagamentos são o Centro, Caminho Novo, Ponte do Imaruim, Brejaru e Alto Ariru.

Fortes chuvas atingem municípios da Grande Florianópolis nesta terça-feira (12) – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDFortes chuvas atingem municípios da Grande Florianópolis nesta terça-feira (12) – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Marcelino ressalta que os moradores não devem trafegar em áreas alagadas. “É importante frisar que está chovendo muito ainda na Grande Florianópolis. Tem alguns municípios mais atingidos. Caso haja necessidade sair de casa, deve-se evitar as ruas sem condições de tráfego.”

Não há desabrigados nem desalojados no município, mas a Secretaria de Assistência Social está com a logística de abrigo preparada se for necessário remover os moradores, diz o coordenador.

Além de Palhoça, São José e Santo Amaro da Imperatriz registram fortes chuvas nas últimas 12 horas, com 90 mm e 79 mm, respectivamente.

Defesa Civil municipal alerta para evitar trafegar por áreas alagadas - Paulo Mueller/NDTV
1 3
Defesa Civil municipal alerta para evitar trafegar por áreas alagadas - Paulo Mueller/NDTV
Principais bairros afetados em Palhoça são o Centro, Caminho Novo, Ponte Imaruim, Brejaru e Alto Ariru - Paulo Mueller/NDTV
2 3
Principais bairros afetados em Palhoça são o Centro, Caminho Novo, Ponte Imaruim, Brejaru e Alto Ariru - Paulo Mueller/NDTV
Choveu nas últimas horas na região a metade prevista para o todo o mês de outubro - Paulo Mueller/NDTV
3 3
Choveu nas últimas horas na região a metade prevista para o todo o mês de outubro - Paulo Mueller/NDTV

Conforme a Defesa Civil, é importante evitar andar com carros em ruas alagadas. “Procure um lugar seguro, evite o contato com essas águas e evite o trânsito em ruas alagadas, para que não haja o transtorno de ficar com seu carro em uma rua alagada. Pode até mesmo causar um acidente devido aos buracos nas rodovias”, alerta Marcelino.

Permanece a condição de chuva para o Litoral, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Segundo a Defesa Civil do Estado, os volumes esperados são entre 30 mm e 50 mm ao longo desta terça.

O contato do Corpo de Bombeiros Militar é 193, da Guarda Municipal é 153 e da Defesa Civil é 199.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...