SC tem risco de alagamentos e geadas na véspera de feriado

Dia terá temperaturas mais baixas, com indicativo de neblina e geadas em regiões mais altas; mar agitado deixa Litoral Norte e Grande Florianópolis em risco de alagamentos

Ainda com a influência da atuação de um ciclone extratropical, Santa Catarina deve ter temperaturas mais frias, com geadas nas áreas mais altas e risco de alagamentos marítimos na região do litoral ao longo desta quinta-feira (1º).

Segundo a Defesa Civil, o risco é moderado e abrange a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, em fenômeno que é associado “a combinação da maré astronômica com a agitação marítima”.

sc; quinta; tempo; alagamentos; geadasMar agitado já vem apresentado risco para pequenas e médias embarcações após influência de ciclone extratropical – Foto: Divulgação/ND

Ambas as regiões devem registrar chuvas à noite, e o Litoral Sul também terá dia mais nublado com algumas chuvas ocasionais e isoladas.

No dia anterior já foram ondas de cerca de dois metros em decorrência do sistema de alta pressão, ou ciclone extratropical, que não apresenta risco de estragos mas mantém rajadas de vento em 75kmh.

Os entornos das cidades de Laguna, Balneário Arroio do Silva e Bom Jardim da Serra tiveram as rajadas mais intensas, chegando a 84 km/h, ainda caracterizando vento típico do outono.

“[O vento] vai manter o mar agitado, com ondas que ficam por volta dos dois metros. As rajadas de vento devem ficar de 50 km/h a 80 km/h”, analisa o meteorologista Piter Scheuer.

Contudo, a quinta (1°) não terá novas rajadas intensas, com previsão de picos de, no máximo, 30 km/h. Será um dia de temperaturas mais baixas ao amanhecer em todas as regiões, com condição de geadas isoladas especialmente nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul, segundo informações da Epagri/Ciram.

As mínimas podem chegar a 4 °C, mas o tempo de sol entre nuvens pode deixar a máxima em 25 °C durante os momentos de maior calor, no meio do dia.

Até o próximo domingo (4) a temperatura deve se manter amena, com chuvas ocasionais em algumas regiões, mas com maior parte dos dias de tempo aberto e ensolarado.

Confira como fica o tempo em SC nesta quinta (1º):

  • Litoral Norte: 17 °C / 29 °C
  • Planalto Norte: 8 °C / 26 °C
  • Grande Florianópolis Litorânea: 17 °C / 28 °C
  • Grande Florianópolis Serrana: 12 °C / 25 °C
  • Vale do Itajaí: 10 °C / 27 °C
  • Litoral Sul: 15 °C / 27 °C
  • Planalto Sul: 4° C / 21 °C
  • Meio-Oeste: 5 °C / 24 °C
  • Oeste: 8° C / 25 °C
  • Extremo-Oeste: 9 °C / 26 °C
+

Tempo