Alerta de mar agitado e risco de ressaca no litoral Sul de Santa Catarina

Previsão é de ondas de 2 m a 2,5 m, com rajadas de ventos de 50 km/h a 70 km/h

O meteorologista Felipe Theodorovitz, da Defesa Civil do Estado, divulgou boletim com a previsão de mar agitado e risco de ressaca na litoral Sul de Santa Catarina, a partir desta segunda-feira (20). A previsão é que a condição do mar permaneça inalterada até a quinta-feira (23).

Previsão de ressaca e de mar agitado no litoral Sul de SC, de segunda a quinta-feira – Foto: Leo Munhoz/NDPrevisão de ressaca e de mar agitado no litoral Sul de SC, de segunda a quinta-feira – Foto: Leo Munhoz/ND

A Defesa Civil não recomenda a navegação durante o período. Isso porque a previsão é de ondas que possam variar entre os 2 m e 2,5 m.

O mar fica agitado em função da formação de um ciclone extratropical entre a costa do Uruguai e da Argentina. De acordo com o meteorologista, os ventos sopram do quadrante nordeste com rajadas de 50 km/h a 70 km/h.

Por conta disso, o risco é moderado para ocorrências associadas ao mar agitado e vento forte e persistente. A partir da noite, uma frente fria associada ao ciclone se aproxima do Estado e pode provocar pancadas isoladas entre o Planalto e Litoral Sul.

As temperaturas máximas passam dos 30°C em praticamente toda SC, podendo chegar até 37°C no Extremo Oeste. Nesta região, a umidade relativa fica abaixo de 30%, o que traz risco moderado para ocorrências, como desidratação e dores de cabeça.

Litoral Norte, Oeste e Grande Florianópolis

A região Oeste do Estado terá ventos com intensidade fraca a moderada e rajadas pontuais em torno de 55 km/h. Na região litorânea, ventos de nordeste com intensidade fraca a moderada entre o litoral Norte e a Grande Florianópolis. No litoral Sul, ventos de nordeste com rajadas entre 50 e 70 km/h.

Ondas de leste com altura de 0,5 m a 1,5 m entre o litoral Norte e a Grande Florianópolis. No litoral Sul, ondas de sudeste com 1,5 m a 2,5 m de altura.

+

Tempo

Loading...