Alerta prevê 43°C em SC, transtornos e ‘quebra’ do calor com frente fria; veja quando e regiões

Defesa Civil de SC destaca ocorrências associadas ao calor e prevê quando tempo deve ter reviravolta

O calor intenso em Santa Catarina tem data para acabar com a chegada de uma frente fria, mas ainda teremos alguns dias desconfortáveis pela frente. É o que mostra o novo boletim da Defesa Civil, divulgado neste domingo (23), que também prevê possíveis transtornos associados à onda de temperaturas altas.

SC enfrenta onda de calor, que tem dias contadosCalor permanece em Santa Catarina até quarta-feira, pelo menos – Foto: Ricardo Wollfenbuttel/Divulgação/ND

A reviravolta no tempo deve ocorrer apenas entre quinta e sexta-feira (28), quando uma frente fria deve se aproximar e passar por Santa Catarina. Ela será acompanhada de chuva que “avança pelo estado de forma organizada e as temperaturas diminuem”, segundo o órgão.

Até lá o tempo não mudará muito, mas algumas regiões poderão enfrentar temporais isolados. Veja abaixo a previsão do tempo para cada dia da semana:

Domingo (23)

Neste domingo (23) as máximas devem variar de 36°C a 41°C no Oeste e Litoral Sul. Já nas demais regiões de Santa Catarina os termômetros devem marcar entre 32°C e 38°C.

Há possibilidade de temporais isolados, especialmente no Extremo Oeste, Serra e Planalto Norte, entretanto a chance é baixa para enxurradas, alagamentos e outras ocorrências associadas. A chance é alta para ocorrências associadas ao calor.

“Os ventos sopram de nordeste no Litoral, com intensidade moderada e rajadas de até 50 km/h no Sul do Estado”, detalha o alerta. O vento é fraco nas outra regiões.

Segunda-feira (24)

A semana começa com tempo firme em toda Santa Catarina. Os moradores do Oeste devem encarar as temperaturas mais altas, com máximas que podem chegar a 43°C. No Litoral Sul os termômetros devem variar entre 36°C e 40°C. No resto do Estado devem marcar entre 32°C e 38°C.

“No final da tarde, há chance de temporais, especialmente no Oeste catarinense, por conta do calor e umidade disponíveis, sendo risco moderado para ocorrências”, informa a Defesa Civil. O Litoral contará com ventos nordeste, com intensidade moderada e rejadas de até 45km/h.

Terça-feira (25)

Mais um dia de calor intenso em Santa Catarina. A possibilidade é alta e muito alta para transtornos associados ao calor, aponta o órgão, e permanece a “presença de um bloqueio atmosférico segue impedindo a entrada de outros sistemas no estado”.

Os catarinenses podem esperar máximas de 36°C a 42°C no Oeste e Litoral Sul. As demais áreas devem registrar entre 32°C e 38°C. Permanece chance de temporais isolado, com chance baixa a moderado para ocorrências.

Quarta a sexta-feira (28)

Os moradores de Santa Catarina terão mais um dia típico de calor na quarta-feira. A surpresa está prevista para quinta e sexta-feira (28) “com a aproximação e passagem de uma frente fria”, conclui o alerta.

+

Tempo

Loading...