Após estragos, frente fria mantém alerta para rajadas de vento e chuva intensa em SC

Risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais, chuva intensa e volumosa, além da possibilidade de granizo

As fortes rajadas de vento, acompanhadas de temporais e raios, acordaram os catarinenses na madrugada desta terça-feira (14), por todo o Estado. Estragos foram registrados na região Oeste, que teve imóveis destelhados, queda de árvores e falta de energia elétrica em vários municípios.

Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, a previsão é de que a frente fria continue provocando chuvas durante a semana, mas com temporais isolados e rajadas de vento entre 40 km/h a 70 km/h.

Santa Catarina tem previsão para semana chuvosa, com risco de granizo em pontos isolados – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/NDSanta Catarina tem previsão para semana chuvosa, com risco de granizo em pontos isolados – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/ND

O subcomandante da GMF (Guarda Municipal de Florianópolis), Ricardo Pastrana, pediu atenção ao trânsito em função da chuva na região metropolitana da Capital. Ele pediu para que os motoristas reduzam a velocidade e aumentem a distância de segurança para evitar acidentes. Os semáforos na via de acesso da avenida Gustavo Richard com a rua Silva Jardim, Bairro Prainha, em Florianópolis, estão intermitentes ou apagados.

“O trânsito na Capital apresenta alguns pontos de lentidão em função da chuva, mas nada que impeça a mobilidade. A Via Expressa (BR-282), principal ligação da Ilha com o Continente, tem um grande movimento com trechos de lentidão, assim como na BR-101”, informou o agente.

Nesta terça (14), de acordo com o meteorologista Victor Meireles, da Defesa Civil do Estado, a atuação de uma frente fria ocasiona chuva em todas as áreas de SC e com volumes altos em curto intervalo de tempo. Ainda ocorrem temporais (com chuva de forte intensidade com raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo) isolados pelo Estado.

Chuva pede atenção no trânsito com redução da velocidade – Foto: Paulo Muller/NDTVChuva pede atenção no trânsito com redução da velocidade – Foto: Paulo Muller/NDTV

O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais, chuva intensa e volumosa. À tarde, devido a maior presença das nuvens as temperaturas máximas não sobem em boa parte de SC. No Planalto Sul chega aos 18°C, na porção Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte variam de 20°C a 24°C. Já no Baixo/Médio Vale e Litoral Norte chegam aos 27°C.

“A previsão é de ventos de quadrante Norte girando para Sul com moderada intensidade. Rajadas de ventos de moderada intensidade (em torno de 60 km/h) no Centro-Leste e, pontualmente, podendo ser mais intenso”, completou o meteorologista.

Chuva e temperatura amena até a Primavera

Segundo o Corpo de Bombeiros, as principais ocorrências relacionadas ao tempo foram atendidas nos municípios de Mondaí, Descanso, Belmonte, Palmitos, Iporã do Oeste, Águas de Chapecó, Dionísio Cerqueira, Itá, Peritiba e Chapecó. Imóveis foram destelhadas e 30 mil unidades consumidoras chegaram a ficar sem energia elétrica.

A Primavera começa no próximo dia 22 e o tempo deve permanecer instável. “Período com chuva mais frequente e totais mais elevados em SC, devido a influência de cavados (área de baixa pressão) e passagem de sistemas frontais. Por vezes, a chuva deve ocorrer acompanhada de temporais localizados com granizo. Essa condição alterna com períodos de melhora no tempo e aberturas de sol, mas praticamente tem chuva prevista para todos os dias. A temperatura em geral estará amena, sem calor e frio intenso”, completou a meteorologista Gilsânia Cruz.

+

Tempo

Loading...