Após frio extremo, SC pode chegar aos 30°C neste fim de semana

Mesmo com o calor no fim de semana, agosto tem previsão de mais duas frentes frias para o Estado; chuva e umidade relativa do ar fica abaixo da média

O frio histórico que passou por Santa Catarina no fim de julho foi motivo de felicidade para os “caçadores de neve”. Porém, a presença de uma massa de ar seco resulta na presença do sol e temperaturas próximas de 30°C a partir deste sábado (7).

Imagem mostra céu sem nuvens e a Ilha de Santa Catarina Fim de semana será de sol e calor nas regiões do Oeste, Meio-Oeste e Sul de SC – Foto: Gustavo Bruning/ND

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o predomínio da massa de ar seco dificulta a formação de nuvens para chuva. “A massa de ar seco proporciona tempo firme e ensolarado para a maior parte do Estado. Essa condição faz com que tenhamos uma expressiva amplitude térmica, ou seja, com o amanhecer frio e os termômetros em elevação ao longo do dia”, explica o meteorologista.

As máximas de 30°C estão previstas para o Oeste, Meio-Oeste e Sul do Estado neste sábado (7). A previsão para a Serra Catarinense é de 23°C e nas demais regiões não passam de 27°C.

Previsão para quarta-feira

Enquanto isso, o amanhecer desta quarta-feira (4) e quinta-feira (5) terá mínimas entre 8°C e 10°C e possibilidade de geada nas regiões do Oeste, Meio-Oeste e Serra.

Já nas regiões da Grande Florianópolis e Litoral Sul, as mínimas são de 10°C até 12°C, afirma Piter Scheuer. O decorrer do dia contará com a presença do sol e pouca variação de nuvens, mas não está descartada a possibilidade de chuva fraca e isolada.

Nova frente fria

A previsão é que o clima volte a mudar a partir da quarta-feira da próxima semana, no dia 11 de julho, quando uma nova frente fria chega em Santa Catarina.

Não está descartada a formação de geada no amanhecer desta quarta-feira (4) – Foto: Luiz Felipe Marschalk/JMais/NDNão está descartada a formação de geada no amanhecer desta quarta-feira (4) – Foto: Luiz Felipe Marschalk/JMais/ND

“Essa primeira massa de ar frio favorece a formação de geada para o Oeste, Meio-Oeste e Serra. Assim como de forma mais isolada no litoral”, destaca o meteorologista Piter Scheuer.

Mais uma vez, o frio deve durar ao longo do fim de semana. No entanto, a partir do dia 14, os dias voltam ao “calor fora de época”, com variação entre o amanhecer, com temperatura amena, e o restante do dia.

“Mesmo com o predomínio da massa de ar seco durante o intervalo entre as duas de ar frio, não se encaixa como veranico porque é necessário cinco dias com esse calor para se enquadrar”, explica Piter Scheuer.

Ainda conforme o meteorologista, ainda é cedo estimar os efeitos da segunda massa de ar frio que está prevista para a última semana de agosto. “Mesmo assim, nenhuma terá a mesma força de frio intenso como a que passou no fim de julho”, completa.

Chuva e umidade do ar abaixo da média

Mesmo com a variação, Santa Catarina deve registrar chuvas abaixo da média climatológica. Conforme Piter Scheuer, a média para o mês de agosto é de 130mm até 180 mm nas regiões do Oeste, Meio-Oeste e Planalto. Assim como entre 120 mm e 150 mm nas regiões do Vale do Itajaí e litoral catarinense.

A umidade relativa do ar deve permanecer abaixo de 40% quando a massa de ar seco predomina no Estado. Por conta disso, é necessário cuidados como, por exemplo, evitar praticar atividades físicas ao ar livre, principalmente durante o dia, usar hidratante de pele e tomar bastante água.

Confira as temperaturas por região para quarta-feira (4):

  • Litoral Norte:  12°C / 25°C;
  • Planalto Norte:  4°C / 19°C;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 7°C / 24°C;
  • Grande Florianópolis Serrana: 7°C /19°C;
  • Vale do Itajaí:  6°C / 22°C;
  • Litoral Sul: 7°C / 21°C;
  • Planalto Sul: 0°C / 18°C;
  • Meio-Oeste: 2°C / 22°C;
  • Oeste:  6°C / 21°C;
  • Extremo-Oeste: 6°C / 24°C.
+

Tempo

Loading...