Após sobrevoar áreas atingidas pela chuva, governador fala sobre barragens do Alto Vale

Governador Carlos Moisés fez coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (5) em Rio do Sul

Depois de sobrevoar áreas atingidas pela chuva no Alto Vale do Itajaí, o governador Carlos Moisés fez uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (5) em Rio do Sul. Na ocasião, falou sobre as barragens do Alto Vale.

Após sobrevoar áreas atingidas pela chuva, governador Carlos Moisés fala sobre as barragens do Alto Vale – Foto: Defesa Civil SC/Divulgação/NDApós sobrevoar áreas atingidas pela chuva, governador Carlos Moisés fala sobre as barragens do Alto Vale – Foto: Defesa Civil SC/Divulgação/ND

Depois de ter visto a situação das áreas afetadas pela chuva na região, o governador Carlos Moisés disse que o Governo do Estado entende que os investimentos precisam avançar, principalmente nas barragens do Alto Vale.

Comportar da Barragem de Ituporanga foram fechadas na tarde desta quarta-feira (4) – Foto: DivulgaçãoComportar da Barragem de Ituporanga foram fechadas na tarde desta quarta-feira (4) – Foto: Divulgação

“Há uma extensão de danos em áreas recorrentes pelo grande volume de chuva. A gente entende que precisamos avançar nas pequenas barragens, em parceria com o Governo Federal”, disse durante a coletiva.

O governador também reforçou que em abril foi lançada a licitação para a construção da barragem de Botuverá, que demandará investimento de cerca de R$ 100 milhões. “Obviamente que essa região (Alto Vale) nao ficaria desassistida”, disse. E ainda completou dizendo que “A gente não consegue fazer um contrato com a natureza, mas podemos criar ações para mitigar os efeitos”.

Rio do Sul ainda vive situação delicada

Mesmo com a presença do sol nesta quinta-feira (5) e a tímida resposta na queda do nível do rio Itajaí-Açu, que na medição das 13h40 aponta 9,51 metros, Rio do Sul ainda passa por dificuldades.

Mais de três mil pessoas tiveram que passar a última noite fora de casa por causa de alagamentos. Mesmo com comportas fechadas, a barragem de Ituporanga opera nesta quinta-feira (5) com 75% da capacidade, e a de Taió com 74%.

Em Rio do Sul, mais de 3 mil pessoas precisaram passar a noite fora de casa em virtude da chuva – Foto: Arquivo Pessoal/Orlando Pereira/NDEm Rio do Sul, mais de 3 mil pessoas precisaram passar a noite fora de casa em virtude da chuva – Foto: Arquivo Pessoal/Orlando Pereira/ND

“Passamos por um tempo de dificuldade. O dia amanheceu com céu azul, e há uma perspectiva de essa previsão se manter. Agora é organizar a cidade, deixar tudo limpinho para voltar ao normal rápido”, reforça o prefeito de Rio do Sul, José Thomé.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...