Após tornado, fim de semana de sol marca recomeço em Descanso

Em clima de solidariedade, moradores aproveitaram o tempo limpo para reconstruir o que o tornado destruiu

O sentimento de solidariedade e união tomou conta dos moradores de Belmonte e Descanso, municípios castigados por um tornado na quarta-feira (10), no Extremo-Oeste de Santa Catarina.

“Estamos muito felizes, pois veio muita ajuda de todas as comunidades e de municípios vizinhos da região, inclusive lanche, água e marmita”, disse o vendedor Miraldo Vila, em frente à casa destelhada em Descanso.

Após muita chuva e ventos fortes, o fim de semana foi bom para secar o que molhou e reconstruir o que o tornado levou. Entre um serviço e outro, seu Nédio Zanatta ainda se emociona ao lembrar dos minutos de terror que viveu diante da força da natureza.

Nédio Zanatta – Foto: NDTV/ReproduçãoNédio Zanatta – Foto: NDTV/Reprodução

“Eu estava a uns 100 metros daqui, mas não consegui chegar de carro em casa, porque já tinha caído o mato. Deixei o carro na rua e corri no rumo de casa”, relembra o aposentado, que mora ao lado do ginásio de esportes que ficou destruído com o tornado.

Nédio contou que viu as estruturas metálicas retorcidas como folha de papel e muita destruição nas redondezas. A primeira preocupação dele foi saber como estava a família.

“A primeira coisa que eu pensava era na minha família, pois só estava minha esposa em casa. Aí você se apega em Deus, pois vai fazer o quê!”, emociona-se.

Recomeço no Extremo-Oeste de SC – Foto: NDTV/ReproduçãoRecomeço no Extremo-Oeste de SC – Foto: NDTV/Reprodução

Leia também:

Independentemente da classe social, cargo ou função, a ajuda veio de todas as partes e não parou no fim de semana. Até o prefeito de Anchieta, que fica a cerca de 50 quilômetros de Descanso, fez questão de auxiliar na reconstrução e também encaminhou voluntários.

“Em 2009, quando um tornado atingiu Guaraciaba e parte de Anchieta, também sentimos o valor da solidariedade. Estamos aqui como retribuição. Estamos em 10 voluntários”, contou o prefeito Ivan José Canci.

Com informações da NDTV Chapecó.

Defesa Civil de Santa Catarina ajudou na distribuição de materiais  – Foto: Defesa Civil de Santa Catarina/DivulgaçãoDefesa Civil de Santa Catarina ajudou na distribuição de materiais  – Foto: Defesa Civil de Santa Catarina/Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...