Baixo índice de chuva agrava seca na região Oeste de SC

A situação de estiagem se agravou no Oeste e Meio-Oeste catarinense no mês de abril, por conta dos baixos volumes de chuva

O Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado, divulgado nesta sexta-feira (23), pela SDE (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável), apontou que a seca se agravou na região Oeste de Santa Catarina.

Áreas como o Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, Alto e Médio Vale do Itajaí registraram que a chuva na região não chegou a acumular 50 mm de água, até o dia 21.

Situação segue se agravando no Oeste do Estado – Foto: Secom/Divulgação/NDSituação segue se agravando no Oeste do Estado – Foto: Secom/Divulgação/ND

No Litoral e regiões mais próximas, este número ficou acima dos 70 mm, com alguns locais apresentando acúmulos que passaram dos 150 mm. Nestas áreas, a situação é considerada normal.

Dos 295 municípios de Santa Catarina, 168 estão em estado de normalidade; 93 de atenção; 10 de alerta, e 11 em situação crítica, por conta da estiagem. Outras 13 cidades não encaminharam informações da situação atual.

Secretário executivo da Sema (Secretaria Executiva do Meio Ambiente), Leonardo Ferreira pontuou a situação e fez um alerta sobre o abastecimento de água nessas regiões.

Segundo ele, “o interior vem de uma situação hidrológica mais grave que o resto do Estado e as perspectivas de precipitação indicam um período ainda mais seco no próximo trimestre. O comprometimento do abastecimento em diversos municípios, assim como a intensidade da estiagem sobre o estado permanece, exigindo medidas previstas nos planos emergenciais”.

Segundo o boletim, feito a cada 15 dias, o Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto, Alto e Médio Vale do Itajaí, acumularam de 16 a 21 dias sem chuva em um curto período de tempo.

A entidade fiscalizadora e os demais órgãos parceiros no combate à estiagem alertam para que moradores destas regiões economizem água, além de utilizá-la com consciência.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...