Calor de 41°C faz caixa d’água derreter no Sul

Caso ocorreu no fim de semana no município de Cachoeira do Sul, a 200 km de Porto Alegre

Um caixa d’água de mil litros, instalada em uma propriedade rural no interior de Cachoeira do Sul (RS), distante a 200 km de Porto Alegre (RS), derreteu devido ao forte calor. A cena inusitada ocorreu no último domingo (23).

Caso inusitado ocorreu no Rio Grande do Sul – Foto: Reprodução/NDCaso inusitado ocorreu no Rio Grande do Sul – Foto: Reprodução/ND

Jocemar Camargo, dono da propriedade, contou à imprensa local que os termômetros marcavam 41°C quando a caixa d’água começou a apresentar os primeiros indícios de derretimento. “A caixa d’água estava cheia quando ela começou a ceder”, detalhou. As informações são do portal O Correio.

O professor Glaucinei Rodrigues, mestre em Engenharia de Materiais, explica que o calor pode sim, alterar a forma da estrutura do objeto, já que é composta de polietileno — um material plástico que pode ser moldado sob temperatura e pressão.

Segundo Rodrigues, a temperatura de fusão do polietileno é relativamente baixa — cerca de 112°C. O fenômeno já ocorreu em outros estados, como no Rio de Janeiro e em Goiás, quando reservatórios também derreteram devido ao forte calor.

“Para se fazer uma caixa d’água, os grãos de polietileno são derretidos em uma máquina aquecida a cerca de 112°C. Com a exposição ao sol, ao longo do dia, a água contida nela pode ter aquecido e chegado perto da temperatura de fusão, gerando o derretimento”, explicou.

CALOR DE 41ºC FAZ CAIXA D'AGUA DERRETER NO BARRO VERMELHOUma caixa d'agua de mil litros instalada na propriedade do…

Posted by Magaiver Dias on Monday, January 24, 2022

+

Tempo

Loading...