Cavado traz alerta de tempestades com ventos fortes em Santa Catarina

Previsão da Epagri/Ciram indica estado de atenção para tempestades com raios e ventos acima de 60 km/h no sábado; Litoral Sul terá ventania ainda nesta sexta

Santa Catarina terá tempestades com chuvas fortes, raios, ventania com rajadas acima de 60 km/h e queda de granizo neste sábado (24). O alerta da Epagri/Ciram vale para grande parte do Estado.

Ainda nesta sexta-feira (23), o Litoral Sul já deve ter ventanias de até 70 km/h, segundo a Defesa Civil.

Chapecó está entre cidades que podem ser atingidas por temporal – Foto: Arquivo/Willian Ricardo/ND

O sistema de área de baixa pressão cavado influencia Santa Catarina neste sábado. A condição traz temporais localizados com chances de raio, ventania e granizo em quatro regiões do Estado. São elas: Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

O alerta vale a partir das 15h deste sábado e permanece até 23h59.

Em caso de fortes tempestades com ventos e queda de raios, a recomendação é que as pessoas busquem abrigo em locais cobertos, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.

Em local abrigado, a orientação é que se fique longe das janelas e desligue os aparelhos eletrônicos. O banheiro de alvenaria é o local seguro para se abrigar.

Ventania no Litoral Sul

Na tarde desta sexta-feira, o Litoral Sul de Santa Catarina tem condições para ventos fortes, de acordo com o alerta emitido pela Defesa Civil.

A partir das 12h, são esperadas rajadas de vento de intensidade moderada a forte, entre 50 e 70 km/hde quadrante nordeste, na faixa costeira de todo o litoral da região. A condição deve permanecer até 21h.

+

Tempo