‘Céu cinza’ em SC já tem data para acabar; veja o que diz a previsão

Frente fria deve dar fim à coloração cinza da atmosfera, provocada, em geral, pela fumaça vinda do centro da América do Sul

Depois de marcar a semana em Santa Catarina, o tom acinzentado no céu deve dar lugar a temperaturas mais amenas no Estado. O padrão presente na atmosfera, influenciado pelas fumaças vindas do centro da América do Sul, deve ter alterações já nesta quinta-feira (26).

Frente fria deve dar fim à coloração cinza em Santa Catarina- Foto: Anderson Coelho/Arquivo/NDFrente fria deve dar fim à coloração cinza em Santa Catarina- Foto: Anderson Coelho/Arquivo/ND

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o céu ganhou tonalidades mais escuras por conta da fumaça.

Oriunda das queimadas locais, do Centro-Oeste do Brasil e de países vizinhos, como o Paraguai e a Argentina, ela chegou ao Estado “através da sustentação de ventos quentes e úmidos, partindo do quadrante noroeste brasileiro”, explica.

No entanto, o nevoeiro marítimo presente na região do Litoral e ocorrência de formação de nuvens nos últimos dias também contribuíram neste ‘escurecimento’ do céu.

Previsão

De acordo com a Epagri/Ciram, o Estado começa a quinta-feira com chuva já na madrugada e manhã, além da ocorrência de temporais isolados com granizo do Oeste ao Litoral Sul, devido ao deslocamento de uma frente fria.

No decorrer do dia, o tempo melhora entre o Oeste e o Litoral Sul. Nas demais regiões, a condição persiste um pouco mais, sem indicativo de temporais. Nublado, o tempo deve apresentar melhora no final do dia.

Em relação aos números desta quarta-feira, a temperaturas deve apresentar leve declínio. Os vento sopram de sudoeste a sul, e variam intensidade de fraco a moderado, com rajadas fortes no Litoral.

O sistema que atua sobre o Estado é resultado do deslocamento de uma frente fria, mas também uma aproximação de um novo sistema de alta pressão sobre o Sul do Brasil.

Pancadas de chuva em SC

No entanto, Scheuer destaca que, nesta quinta, algumas áreas terão instabilidades, podendo abrigar formação de pancadas de chuva e com alto potencial para ocorrência de temporais.

O fenômeno acontece por conta do avanço da frente fria e o intenso fluxo de ar quente e úmido vindo da Floresta Amazônica, aliados à mudanças nos níveis intermediários da atmosfera.

Os riscos de fortes temporais, que podem contar com combo de chuva forte, granizo, raios e vendavais acima dos 70/90 km/h, terão maior destaque para regiões do Oeste, Meio-Oeste e Serra.

Confira as temperaturas para esta quinta:

  • Litoral Norte:  15°C / 25°C;
  • Planalto Norte:  10°C / 21°C;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 15°C / 24°C;
  • Grande Florianópolis Serrana: 10°C / 21°C;
  • Vale do Itajaí: 10°C / 25°C;
  • Litoral Sul: 13°C / 20°C;
  • Planalto Sul: 8°C / 16°C;
  • Meio-Oeste: 8°C / 18°C;
  • Oeste: 8°C / 18°C;
  • Extremo-Oeste: 10°C / 18°C.
+

Tempo

Loading...