Chapecó terá máxima de 28°C nesta quarta-feira; veja a previsão completa

Estado de Santa Catarina está vivendo dias de calor atípicos no inverno

O município de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, terá mais um dia de temperaturas elevadas em pleno inverno. A mínima nesta quarta-feira (6) será de 14°C e a máxima chega a 28°C, conforme previsão da Epagri Ciram. Não há previsão de chuva durante a quarta-feira e nem para os próximos dias.

Em Chapecó, quarta-feira será de calor- Foto: Willian Ricardo/NDEm Chapecó, quarta-feira será de calor- Foto: Willian Ricardo/ND

Os amantes do calor estão adorando o inverno com temperaturas mais elevadas. Mas quando o clima típico de inverno volta ao Estado? O meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina, Felipe Theodorovitz, explica que um sistema de alta pressão está influenciando boa parte do Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil.

Segundo ele, esse sistema possui como características um ar mais seco e aquecido que acaba atuando como uma forma de bloqueio e não deixa as frentes frias e massas de ar frio avançarem pelo Sul do Brasil. “Esse período com temperaturas mais elevadas, numa época do ano em que são esperadas temperaturas mais amenas, é chamado veranico”, esclarece.

Porém, Theodorovitz observa que ele ocorre normalmente no fim do outono e início do inverno, por isso, é mais comum que ocorra no mês de maio. “O veranico está ocorrendo um pouco mais tarde. As temperaturas devem seguir acima da média pelo menos até o dia 12, quando uma frente fria consegue avançar pelo Sul do país, trazendo chuva para Santa Catarina entre os dias 12 e 14”, pontua.

Temperaturas elevadas

O inverno começou com temperaturas mais elevadas quando comparado ao que é normalmente esperado. Mas, o meteorologista considera que existe a perspectiva de ondas de frio até o fim de julho, mas o calor também deve dar as caras.

“Numa previsão mais a curto prazo, o restante da semana segue com uma amplitude térmica significativa, com manhãs amenas e temperaturas mais elevadas durante a tarde em todo o Estado, principalmente entre o Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral. Em algumas áreas as temperaturas ficam próximas aos 30°C”, destaca.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...