Chuva das últimas horas não muda cenário de estiagem em Blumenau

Segundo AlertaBlu, o período sem chuvas foi muito longo e deve levar tempo para normalizar o nível do rio, o que exige uso racional da água

A tão esperada chuva finalmente caiu com um pouco mais de intensidade em Blumenau entre a noite desta terça (9) e o amanhecer de quarta-feira (10). Entretanto, ainda não é o suficiente para reverter o cenário de estiagem no município, um dos piores desde 1995.

Na terça, o volume de chuva chegou a 7,7 milímetros. Nesta quarta, até as 8h15, o número alcançou 15 mm. O bairro com o maior precipitação foi o Fidélis, na região Norte, com 24,6 milímetros. Onde teve menos chuva foi no Glória, área Sul, com 8,4 mm.

Condição para chuva persiste nesta quarta – Foto: Eraldo Schnaider/PMB/Divulgação/NDCondição para chuva persiste nesta quarta – Foto: Eraldo Schnaider/PMB/Divulgação/ND

No acumulado do mês, Blumenau soma agora 83,9 mm e, com isso, se aproxima da média mensal de junho, na casa dos 91 milímetros. O problema é que a cidade passou por quatro meses – de fevereiro a maio – com baixo volume de chuva, explica a meteorologista do AlertaBlu, Tatiane Martins.

E a situação deve se repetir em julho e agosto. Com isso, o nível do rio Itajaí-Açu segue baixo e persiste a recomendação para o uso racional da água.

Previsão para os próximos dias

A condição para chuva entre fraca a moderada persiste ao longo desta quarta-feira (10), inclusive com a possibilidade de trovoada. Porém, a situação muda ao longo da quinta e na sexta-feira o dia deve ser de sol, com temperatura máxima na casa dos 30°C.

Leia também:

Queda de muro

Na noite desta terça (9), caiu o muro de uma casa na rua Hulda Catharina dos Santos, no Progresso. A via foi interditada por segurança até a retirada do material da estrada, mas ninguém se feriu.

“O muro medindo cerca 10 metros de extensão por aproximadamente 6 metros de altura, havia sido construído há cerca de um mês, sem acompanhamento de engenheiro ou profissional com conhecimento técnico”, informou a Defesa Civil.

Muro caiu no bairro Progresso – Foto: Maicon Alexandre Buss/GMT/DivulgaçãoMuro caiu no bairro Progresso – Foto: Maicon Alexandre Buss/GMT/Divulgação

+ Tempo