Chuva extrema e formação de ciclone acendem alerta para riscos de calamidade em SC

Condições do tempo começam a mudar a partir desta segunda-feira (2) em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, pelo aumento da nebulosidade e chuva persistente

Áreas do Sul do Brasil, entre elas Santa Catarina, devem enfrentar uma potencial situação de calamidade ao decorrer desta semana. O risco ocorre por conta das chuvas extremas que trarão altos índices de precipitação em menos de sete dias, de acordo com a MetSul Meteorologia.

Estado catarinense deve ter volumes milimétricos de chuva altíssimos durante os próximos dias – Foto: MetSul Meteorologia/Divulgação/NDEstado catarinense deve ter volumes milimétricos de chuva altíssimos durante os próximos dias – Foto: MetSul Meteorologia/Divulgação/ND

O órgão publicou que os maiores volumes de chuva devem ocorrer na metade norte do Rio Grande do Sul e em grande parte de Santa Catarina, com atenção para o Sul do Estado e para a Grande Florianópolis, onde a maioria dos municípios terá precipitações de 100 mm a 300 mm.

Para as regiões citadas, o volume de chuva pode ficar entre 300 mm a 500 mm e, algumas simulações feitas pela MetSul, chegam a projetar marcas isoladas de 500 mm a 600 mm. O cenário inclui uma série de riscos para a população, como já avisado previamente pela Defesa Civil estadual.

Entre eles, estão alagamentos e inundações, enchentes e deslizamentos. A situação deve permanecer desta maneira no Estado até quarta-feira (4).

Situação é de atenção para toda Santa Catarina – Foto: Defesa Civil de Santa Catarina/Divulgação/NDSituação é de atenção para toda Santa Catarina – Foto: Defesa Civil de Santa Catarina/Divulgação/ND

Ela deve-se, principalmente, a um ciclone extratropical que está em formação e atuará sobre os Estados, com maior tendência nas áreas do Litoral gaúcho e catarinense. O sistema também atuará sobre a costa catarinense, que é quando passará a levar umidade para o continente.

Ao encontrar os morros e montanhas da Serra, a umidade gerará chuvas induzidas por relevo, com volumes extremos.  De acordo com os dados do Agroconnet, da Epagri/Ciram, até as 9h, a previsão de precipitação para Santa Catarina marcava chuva leve a moderada.

Às 8h40 desta segunda-feira (2), situação da chuva pelo Estado é leve, com pontos de precipitações moderadas – Foto: Agroconnet/Reprodução/ND Às 8h40 desta segunda-feira (2), situação da chuva pelo Estado é leve, com pontos de precipitações moderadas – Foto: Agroconnet/Reprodução/ND 

Previsão para esta segunda-feira (2)

Conforme explicado pelo meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, a segunda-feira (2) será marcada por chuvas, raios e trovoadas, com máximas de até 50 milímetros de precipitação até o fim do dia, principalmente entre o Planalto e o Litoral Sul catarinense.

Isso deve-se à um sistema cavado e a formação de um sistema de baixa pressão, que antecedem o ciclone extratropical.

As seguintes regiões estão, no momento, sob aviso meteorológico da Defesa Civil para chuvas:

Planalto e Litoral Sul, além de parte da Grande Florianópolis, estão com alertas para chuvas volumosas nas próximas horas – Foto: Defesa Civil de Santa Catarina/Divulgação/NDPlanalto e Litoral Sul, além de parte da Grande Florianópolis, estão com alertas para chuvas volumosas nas próximas horas – Foto: Defesa Civil de Santa Catarina/Divulgação/ND

A Defesa Civil alerta também para temporal isolado para as regiões do Extremo-Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, nas próximas 2 horas.

Regiões estão com alerta para temporais seguidos de raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos pontuaisRegiões estão com alerta para temporais seguidos de raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos pontuais

Com o tempo nublado, as máximas não sobem tanto, ficando abaixo de 25°C em todas as regiões. A condição também provoca rajadas fortes de vento de até 70 km/h e deixa o mar agitado com ressaca e risco de maré alta. As ondas podem chegar até quatro metros.

Não é aconselhável a navegação de pequenas a grandes embarcações.

Já na terça-feira (3), pode chover mais de 100 milímetros no Litoral Sul de Santa Catarina, pegando parte da Grande Florianópolis, confirme aviso meteorológico da Epagri/Ciram. Regiões do Grande Oeste e Planalto Sul podem registrar até 80 milímetros.

Veja como ficam as temperaturas em SC nesta segunda:

  • Litoral Norte: 16°C / 24°C;
  • Planalto Norte: 13°C / 20°C;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 17°C / 22°C;
  • Grande Florianópolis Serrana: 13°C / 19°C;
  • Vale do Itajaí: 13°C / 18°C;
  • Litoral Sul: 13°C / 16°C;
  • Planalto Sul: 10°C / 16°C;
  • Meio-Oeste: 13°C / 20°C;
  • Oeste: 13°C / 22°C;
  • Extremo-Oeste: 15°C / 23°C.
+

Tempo

Loading...