Chuva forte causa alagamentos e falta de luz no Vale do Itajaí; veja imagens

Alto volume de chuva em pouco tempo fez a água invadir casas, árvores caíram e rede de energia ficou comprometida

A chuva forte que caiu no Vale do Itajaí na noite desta quinta-feira (28) trouxe transtornos à comunidade. Em várias cidades da região houve registro de alagamentos, queda de árvores e interrupção na rede elétrica.

Indaial foi uma das mais afetadas. Com 43,6 milímetros de chuva em apenas uma hora, a equipe da Defesa Civil recebeu cerca de 50 chamadas relacionados à inundação em ruas e casas. As famílias desalojadas foram abrigadas por parentes e a prefeitura ainda contabiliza os estragos.

Na manhã desta sexta (29), os bombeiros precisaram faz o corte de árvores que caíram na BR-470, na altura do quilômetro 78. Em virtude do trabalho, houve um pouco de lentidão momentânea no trecho.

Casas foram invadidas pela água durante o temporal - Bombeiros/Divulgação
1 2

Casas foram invadidas pela água durante o temporal - Bombeiros/Divulgação

Carros ficam alagados em Indaial - Defesa Civil
2 2

Carros ficam alagados em Indaial - Defesa Civil

Em Guabiruba, bastante castigada nos últimos dias pelas chuvas e onde chove 82 mm em três horas, novamente houve problemas nesta quinta-feira (28) à noite. Com o temporal, o bairro Lageado Alto ficou sem acesso e sem energia em virtude da queda de postes.

Na manhã desta sexta (29), às 7h40, 243 imóveis ainda estavam sem luz. O abastecimento de água no bairro Lageado Baixo também está comprometido em virtude da obstrução do ponto de captação. A “previsão inicial para pleno abastecimento em todos os pontos do bairro de 24 horas”, informou a prefeitura.

Bairro Lageado Alto ficou sem acesso e sem energia elétrica – Foto: Prefeitura/DivulgaçãoBairro Lageado Alto ficou sem acesso e sem energia elétrica – Foto: Prefeitura/Divulgação

O Corpo de Bombeiros de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, atendeu duas ocorrências de queda de barreiras durante o temporal. Uma delas foi na SC-350, onde a lama invadiu parte da pista causando o bloqueio temporário. Os socorristas precisaram lavar cerca de 30 metros da rodovia para liberar a passagem de veículos.

Já no bairro Vila Nova, na rua Leonel Thiesen, outro deslizamento, mas desta vez derrubou ainda uma árvore e fechou a estrada. Era por volta das 2h30 quando os bombeiros foram ao local e fizeram o corte emergencial para desobstruir a pista.

Queda de barreira bloqueou parte da pista da SC-350, em Ituporanga - Bombeiros/Divulgação
1 2

Queda de barreira bloqueou parte da pista da SC-350, em Ituporanga - Bombeiros/Divulgação

Forte chuva também atingiu Ituporanga, no Alto Vale - Divulgação / Redes Sociais
2 2

Forte chuva também atingiu Ituporanga, no Alto Vale - Divulgação / Redes Sociais

Em Ascurra, os socorristas precisaram resgatar duas famílias que ficaram ilhadas na rua Ribeirão Santa Barbara. As cinco pessoas, incluindo duas idosas, foram retiradas das casas e levadas para locais seguros. A prefeitura da cidade trabalha na limpeza das vias.

Acesse e receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Tempo