Chuva forte causa estragos em Timbó e Benedito Novo, no Vale

Em Timbó o nível do rio Benedito já ultrapassou a projeção feita pela Defesa Civil do município para esta quinta-feira (21)

O rio Benedito, em Timbó, segue acima do nível considerado normal. A última medição realizada pela Defesa Civil, às 16h, apontava 7,55m. O nível é maior do que foi projetado pelo órgão para esta quinta-feira (21).

Rio Benedito, em Timbó, segue acima do nível considerado normal – Foto: Stêvão Limana / NDTV BlumenauRio Benedito, em Timbó, segue acima do nível considerado normal – Foto: Stêvão Limana / NDTV Blumenau

Nas últimas horas choveu 50 milímetros na cidade. O total nos últimos três dias chega a 150 milímetros. A Rua Haiti, no bairro Imigrantes, é uma das mais atingidas. Moradores retiram móveis e objetos das casas.

A prefeitura de Timbó informou que abriu um abrigo na Escola Municipal Maurício Germer, na Rua Saudades, no bairro Vila Germer. Até o último balanço divulgado, três famílias estão desabrigadas e 20 desalojadas.

Há ainda um abrigo para móveis e eletrodomésticos na Escola Municipal Tiroleses, na Rua Marília, no bairro Tiroleses.

Rua Haiti é uma das mais atingidas por alagamentos – Foto: Stêvão Limana / NDTV BlumenauRua Haiti é uma das mais atingidas por alagamentos – Foto: Stêvão Limana / NDTV Blumenau

A rodovia SC-477 que liga Timbó a Benedito Novo também registrou alagamentos. Veículos não conseguiram passar pela água que ficou sobre a pista. A reportagem da NDTV, que passava pelo local, registrou a situação em vídeo. Veja:

Alagamento prejudica atendimento para Covid-19

A prefeitura de Timbó informou no início da tarde desta quinta-feira (21) que o Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 está fechado. O motivo, segundo o município, é que a Rua Belém, onde a estrutura foi montada, está alagada.

As pessoas que já estão com coletas agendadas para esta quinta-feira (22) deverão ir até no Hospital e Maternidade Oase, onde o procedimento será realizado com todas as medidas de segurança.

Benedito Novo

Benedito Novo também está em estado de alerta. O rio Benedito atingiu 5,04m, às 15h. Durante a manhã desta quinta-feira (21) a chuva intensa que atingiu a cidade destruiu uma casa e provocou alagamentos em algumas ruas da cidade.

Rua Santa Rosa, em Benedito Novo – Foto: Prefeitura de Benedito Novo/DivulgaçãoRua Santa Rosa, em Benedito Novo – Foto: Prefeitura de Benedito Novo/Divulgação

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Flávio Holdors, até o momento três famílias estão desabrigadas. Elas estão em um abrigo comunitário montado pela prefeitura. Além disso, algumas pessoas estão desalojadas, na casa de familiares.

De acordo com a Defesa Civil, foram registrados pelo menos 50 deslizamentos. A recomendação do órgão em caso de instabilidade do solo é para que as pessoas acionem a Defesa Civil.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Tempo