Chuva intensa nos próximos dias não será solução para estiagem em SC

Formação de um sistema de baixa pressão no Litoral de Santa Catarina provoca altos acúmulos de chuva em regiões do Estado

A formação de um sistema de baixa pressão no Litoral de Santa Catarina provoca altos acúmulos de chuva em regiões do Estado, mantendo risco alto para alagamentos e deslizamentos. Apesar da previsão demonstrar uma quantidade de chuva acima da média para o mês, o episódio não será a solução para estiagem.

Segundo a Defesa Civil, chuva deve ser volumosa no Estado – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/DivulgaçãoSegundo a Defesa Civil, chuva deve ser volumosa no Estado – Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Divulgação

A meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, explica que os altos volumes de chuva das últimas 24h decorrem de uma frente fria no Litoral Sul. A condição deve permanecer nos próximos quatro dias, ocasionando chuvas mal distribuídas.

Apesar da quantidade acima da média para o mês de junho, a região Oeste e Meio-Oeste permanecem em estado crítico em decorrência da estiagem.

“Na sexta-feira, o tempo deve se estabilizar e seguir seco e frio”, afirma a meteorologista. “O meses de junho e julho são os que menos chovem, e apesar de apresentarem um alto volume, comparado aos anos anteriores, não podemos dizer que é a solução para a estiagem, que hoje afeta mais de 80 municípios”, comenta.

Estiagem

Defesa Civil de Santa Catarina informou que já recebeu 80 decretos de situação de emergência de municípios catarinenses. A situação da estiagem no Estado segue se agravando, como mostra o Boletim Hidrometereológico Integrado do órgão.

são 3% dos municípios catarinenses em estado crítico, em relação ao comprometimento do abastecimento de água. Ainda há 8% em alerta e 26% em estado de atenção.

Esta situação indica o agravamento da estiagem em Santa Catarina. “A Defesa Civil continua apoiando os municípios que decretaram situação de emergência com o repasse de reservatórios e do kit de transporte de água limpa”, comentou o chefe do órgão, David Busarello.

Chuva volumosa e temporais em Santa Catarina

A Defesa Civil emitiu alerta para chuvas volumosas e temporais nesta terça-feira (8) e quarta-feira (9).

Nas regiões em amarelo, temporais podem ocorrer pela presença de instabilidades, com possibilidade de chuva intensa, raios, queda de granizo e rajadas de vento, com risco moderado para ocorrências associadas  aos fenômenos.

Defesa Civil alerta para chuva intensa e temporais nesta terça-feira (8) e quarta-feira (9) – Foto: EPAGRI/CIRAM/Divulgação/NDDefesa Civil alerta para chuva intensa e temporais nesta terça-feira (8) e quarta-feira (9) – Foto: EPAGRI/CIRAM/Divulgação/ND

Previsão para os próximos dias

Terça-feira: no Oeste e Meio-Oeste, nebulosidade variável e condição de chuva especialmente na tarde e noite. Do Planalto ao Litoral, céu nublado com condição de chuva a qualquer hora do dia, alternado com períodos sem chuva.

Temperatura: baixa com pequena variação durante o dia.

Quarta-feira:

Tempo: nebulosidade variável e condição de chuva em Santa Catarina, melhorando no decorrer do dia especialmente no Oeste e Meio-Oeste.

Temperatura: baixa com pequena variação durante o dia.

Quinta-feira:

Tempo: instável com condição de chuva e trovoadas isoladas em todas as regiões de SC, devido a um cavado (área de baixa pressão).

Temperatura: amena.

Sexta-feira:

Tempo: mais nuvens na madrugada e manhã, devido ao deslocamento de uma frente fria pelo litoral de Santa Catarina. No decorrer do dia, nebulosidade variável com aberturas de sol em boa parte do estado.

Temperatura: em declínio, sobretudo a partir da tarde com o avanço de uma massa de ar frio.

Sábado:

Tempo: sol e poucas nuvens em Santa Catarina.

Temperatura: baixa em todas as regiões, com mínima negativa e condição de geada ao amanhecer no Planalto Sul, devido a massa de ar frio.

*A previsão do tempo é da Epagri/Ciram.

+

Tempo