Chuva provoca deslizamentos e alaga posto de saúde em Orleans

Posto de saúde e cinco casas ficaram alagadas no loteamento São Gerônimo; Defesa Civil do município ainda avalia estragos na manhã desta quarta-feira (16)

A chuva intensa provocou deslizamentos, queda de árvores e alagamentos em casas e em posto de saúde em Orleans, no Sul do Estado, na tarde desta terça-feira (15).

Árvores caídas na pista no Centro de OrleansChuva provoca queda de árvores no Centro de Orleans – Foto: Divulgação/ND

Em decorrência da chuva e rajadas de vento de intensidade moderada a forte, ocorreu um pequeno escorregamento planar com queda de árvores, na Rua Professor Maia, próximo à Auto Mecânica Pedrocar, no Centro da cidade.

A pista ficou interditada apenas por cerca de 20 minutos, segundo o coordenador municipal de Defesa Civil, Samuel Andrade Segatto.

“Ocorreram três exemplos principais de deslizamento planar no Centro, local meio esperado, porque já tinham árvores que agiam como alavanca. Mas não se esperava que com uma chuva desse porte iria acontecer. A pista ficou interditada apenas por 20 minutos porque o pessoal agiu rápido”, explica.

De acordo com Segatto, era esperado chover 60 mm por hora, mas ele não tinha dados atualizados do acumulado de chuvas.

A Defesa Civil do município aponta que o local mais afetado foi o loteamento São Gerônimo. Cinco casas na mesma rua ficaram alagadas, por “problema de drenagem”, segundo Segatto.

Alagamento atinge posto de saúde em São Gerônimo

A chuva também causou alagamento em toda unidade do posto de saúde do bairro. No entanto, conforme o secretário de Saúde de Orleans, Murilo Debiasi, o maior problema foi a sujeira acumulada na unidade, já que os profissionais conseguiram proteger equipamentos e materiais.

“A equipe estava no momento da chuva na unidade e fizeram grande proteção. Conseguiram levantar móveis. O maior prejuízo maior foi a sujeira, a limpeza.  Alguns moveis que molharam, o que podem vir a inchar, mas equipamentos e materiais formam preservados”, destaca.

Os estragos nos locais ainda serão avaliados na manhã desta quarta (16). Segundo o secretário, a unidade de saúde está interditada nesta quarta, mas já deve abrir nesta quinta (17).

+

Tempo