Chuva provoca estragos em SC e mobiliza Defesa Civil: ‘Estado de atenção’

Localidades da Grande Florianópolis registraram transtornos provocados pela forte chuva nesta sexta-feira (29); no Meio-Oeste, granizo cobriu as ruas de gelo

Santa Catarina já registra estragos por conta da forte chuva que atinge várias regiões do Estado nesta sexta-feira (29). Algumas cidades da Grande Florianópolis mobilizaram equipes em ocorrências desde a manhã.

Na Capital, a Defesa Civil Municipal foi mobilizada por conta de queda de muros e deslizamentos. O órgão informou que está em estado de atenção por conta das fortes chuvas. Em Vargem Bonita, no Meio-Oeste, a queda de granizou mudou a paisagem e deixou ruas cobertas de gelo.

Muro de propriedade no Jardim Atlântico, em Florianópolis, não suportou a carga da chuva e desabou – Foto: Divulgação/Defesa CivilMuro de propriedade no Jardim Atlântico, em Florianópolis, não suportou a carga da chuva e desabou – Foto: Divulgação/Defesa Civil

Estado de atenção em Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis informou, por meio da Defesa Civil, que está em estado de atenção nesta sexta-feira por conta das fortes chuvas.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 50mm de precipitação em algumas regiões da Capital, de acordo com as plataformas de coleta de dados.

“A previsão é de chuvas contínuas e volumosas até às 12h de domingo”, alerta a Defesa Civil.

As equipes em Florianópolis estarão de plantão durante todo o fim de semana, monitorando a situação em todas as regiões da cidade.

Queda de muro e deslizamento na Capital

Um muro de alvenaria de uma casa não suportou a força da chuva e cedeu nesta sexta, na rua Jornalista Rodolfo Eduardo Silvian, no Jardim Atlântico, região Continental de Florianópolis.

“Muro não dimensionado para a questão de contenção. Não suportou a carga da chuva e desabou. Sem feridos, não há risco para a propriedade”, informou a Defesa Civil.

Defesa Civil atendeu ocorrência na região Continental de Florianópolis - Divulgação/Defesa Civil
1 2
Defesa Civil atendeu ocorrência na região Continental de Florianópolis - Divulgação/Defesa Civil
Muro de propriedade no Jardim Atlântico, em Florianópolis, não suportou a carga da chuva e desabou - Divulgação/Defesa Civil
2 2
Muro de propriedade no Jardim Atlântico, em Florianópolis, não suportou a carga da chuva e desabou - Divulgação/Defesa Civil

Outra ocorrência relacionada às chuvas na Capital foi um deslizamento de terra sobre uma residência no Morro da Mariquinha, na região Central.

Deslizamento de terra sobre residência no Morro da Mariquinha, em Florianópolis – Foto: Divulgação/Defesa CivilDeslizamento de terra sobre residência no Morro da Mariquinha, em Florianópolis – Foto: Divulgação/Defesa Civil

Chuva forte, granizo e ruas cobertas de gelo em Vargem Bonita

O município de Vargem Bonita, no Meio-Oeste de Santa Catarina, também é atingido por uma forte chuva nesta sexta.

As imagens feitas impressionam pela quantidade da também chamada “chuva de pedra”. O acúmulo da chuva sobre o asfalto se assemelhou a neve em decorrência da quantidade de granizo.

Chuva se acumulou e se assemelhou a neve. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDChuva se acumulou e se assemelhou a neve. – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Defesa Civil ressalta que recebeu a informação de que várias casas foram danificadas e realiza levantamento dos danos causados no município. Até às 15h30 ainda não havia detalhes dos prejuízos causados. Equipes da coordenadoria regional da Defesa Civil de Joaçaba e Concórdia se deslocaram para prestar apoio.

Chuva de granizo atingiu o município e assustou moradores. – Vídeo: Defesa Civil/Divulgação/ND

Outras regiões do Estado

As chuvas atingem diversas regiões de Santa Catarina, e devem continuar pelo menos até o domingo (31). A previsão do tempo indica chuva mais forte e frequente na região entre a Grande Florianópolis e o Norte do Estado.

Até o meio da tarde desta sexta, não foram informados estragos nas regiões de Joinville e Itajaí. Vale lembrar que há condições para pancadas de chuva, com chances de temporais, também nas outras regiões do Estado.

Na Grande Florianópolis, a Defesa Civil registrou transtornos também em São José e Santo Amaro da Imperatriz.

O órgão ainda emitiu um novo alerta para temporais com descargas elétricas, rajadas de vento e granizo em uma série de outros municípios na região Serrana de Santa Catarina na tarde desta sexta.

São eles: Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Capão Alto, Grão Pará, Lages, Lauro Müller, Morro Grande, Orleans, Painel, Rio Rufino, Siderópolis, São Joaquim, Treviso, Urubici e Urupema.

Defesa Civil emite alerta para temporais na Serra catarinense na tarde desta sexta (29) – Foto: Divulgação/Defesa CivilDefesa Civil emite alerta para temporais na Serra catarinense na tarde desta sexta (29) – Foto: Divulgação/Defesa Civil

Em caso de emergência, a orientação é que a população ligue para os telefones 199 ou 193.

*Em atualização.

+

Tempo

Loading...