Chuville? Saiba por que Joinville é uma das cidades em que mais chove no planeta

Especialistas explicam por que chove tanto em Joinville, que em um único ano teve 294 dias de chuva, mesmo que com pouco volume

Se você mora em Joinville, já deve ter aprendido uma lição: o guarda-chuvas é um item indispensável ao sair de casa. Afinal, não é à toa que a cidade recebeu o apelido “carinhoso” de Chuville. Por aqui, tem sempre alguém reclamando que a chuva não para de cair!

Mas afinal, chove mesmo tanto assim em Joinville?

Quem mora na cidade já comprovou que sim, mas as informações oficiais também confirmam isso. Segundo dados da Epagri/Ciram, desde 2013, todos os anos registraram mais de 200 dias com chuva acima de 0.2 mm. É claro que nem sempre ela foi significativa, mas isso mostra que o fenômeno realmente não dá trégua no município.

O maior número de dias com chuva foi registrado em 2015, quando ela apareceu em 294 dias. Naquele ano, aliás, foi notícia a ocorrência de 40 dias chuvosos seguidos no mês de novembro e até o comércio reclamou do baixo movimento por causa da falta de sol. O maior volume de chuva é de 2015 também: mais de 3,7 mil mm de água caíram na cidade na época. Confira o volume e os dias de chuva em cada ano:

Mas por que chove tanto na cidade?

Que chove muito em Joinville todo joinvilense já sabe! Mas por que, afinal, chove tanto? Segundo o professor de climatologia e meteorologia Paulo Ivo Koehntopp, a cidade reúne várias condições que fazem com que chova muito por aqui.

“Temos uma região muito úmida, muito próxima do mar, com vários rios que cruzam a cidade e com uma vegetação bastante densa. Esses são fatores de transporte da umidade para a atmosfera”, fala.

Ele explica que os ventos que vêm do litoral trazem a umidade para perto da Serra do Mar. Como não há vento forte o suficiente para transpor o paredão formado pela serra, acaba chovendo constantemente na base dela. “A serra funciona como uma barreira para a umidade e aí chove”, fala.

Se a pergunta é se chove realmente mais em Joinville do que em outras cidades, a resposta é sim, segundo Paulo. “Todas essas condições fazem com que Joinville seja, efetivamente, uma das cidades que mais chove no planeta”, destaca.

Chove tanto em Joinville que a cidade foi apelidada de Chuville – Foto: Reprodução/NDTVChove tanto em Joinville que a cidade foi apelidada de Chuville – Foto: Reprodução/NDTV

Marilene de Lima, meteorologista da Epagri/Ciram, explica ainda que existem locais na cidade em que chove mais do que outros. “No Vila Nova, sempre chove mais. Em locais em que há uma rede de riozinhos que favorecem ainda mais o aporte de umidade em alguns momentos da noite, há formação de nevoeiros. Então, a evaporação vem de baixo e fornece umidade suficiente para precipitar”, conta.

E se você está torcendo para que a chuva pare logo em Chuville, a notícia não é boa! “Os meses de janeiro, fevereiro e março são quando, historicamente, tem um maior volume de chuva na região. Então, pode se preparar porque para esses meses a chuva vai ser frequente, com mais números de dias com chuva e mais volume de chuva. Não tem como escapar”, avisa Marilene.

O jeito é manter a sombrinha na bolsa e se acostumar com a chuva!

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Tempo