Ciclone extratropical traz ventania e temporais para SC

Fenômeno formado na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai pode causar ventos de até 80 km/h e ressaca nesta quarta-feira (2), diz Defesa Civil

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alertas para ventos fortes e mar agitado com riscos de ressaca em diversas regiões do Estado nesta quarta-feira (2). Além disso, há previsão de temporais em quase todo o Estado na quinta-feira (3).

Ventos de até 80 km/h devem atingir Santa Catarina- Foto: Marco Santiago/Arquivo/ND

Nesta quarta, a previsão da Defesa Civil é de rajadas de ventos de intensidade moderada a forte, devido à formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.

Os ventos, que devem chegar a velocidades entre 60 a 80 km/h, atingem as regiões Oeste ao Litoral Sul de Santa Catarina, conforme apontam as áreas em amarelo no mapa:

Rajadas de vento atingem Santa Catarina – Foto: Divulgação/Defesa Civil

O órgão recomenda que a população busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia, janelas e de outros objetos que possam ser arremessados.

Segundo a Defesa Civil, há ainda condições de mar agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis desde terça-feira (1º). A previsão de mar agressivo com chances de ressaca se estende até a manhã de quinta-feira (3). As ondas de Sul a Sudeste devem ter picos de até 3 metros de altura.

Atividades de navegação e pesca devem ser evitadas em situações de mar agitado. E a Defesa Civil alerta ainda para os riscos de caminhar ou pedalar em orlas caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.

Banhar-se no mar ou praticar esportes náuticos também não são atividades indicadas pelo órgão. Em casos de ressaca, edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão requerem atenção especial. Embarcações e apetrechos de pesca e maricultura devem ser protegidos.

Temporais em Santa Catarina

Entre a tarde e a noite desta quinta-feira (3), a atuação de uma área de baixa pressão deixa o tempo instável e com possibilidade de temporais isolados em Santa Catarina.

Por conta da instabilidade, há chances de pancadas de chuva com descargas elétricas em todas as regiões destacadas em amarelo no mapa:

Temporais em Santa Catarina nesta quinta-feira (3) – Foto: Divulgação/Defesa Civil

A Defesa Civil destaca que as chances de rajadas de vento com queda de granizos não são descartadas para essas áreas.

Durante temporais, a recomendação é permanecer em local abrigado e desligar aparelhos eletrônicos. Na praia, jamais fique na água.

Ciclone extratropical

De acordo com a Epagri/Ciram, o Sul do Brasil deve receber um novo ciclone nesta semana. A previsão é que a formação de um ciclone extratropical nas proximidades da fronteira com o Uruguai ocorra nesta quarta-feira (2).

A instabilidade que traz ventanias e temporais ao Estado é causada pela influência de áreas alongadas de baixa pressão e pela formação de uma frente fria no Sul do Brasil, associada ao ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.

O maior impacto será sentido pelo Rio Grande do Sul, mas o tempo deve ser influenciado em Santa Catarina, com frente fria e variação de nuvens.

Mapeamento do impacto do ciclone, que deve atingir o Rio Grande do Sul de maneira mais intensa – Foto: Divulgação/ND

+

Tempo