Ciclone provoca alerta para ventania, ondas grandes e queda na temperatura em SC

Em alto mar, fenômeno deve provocar ventos de até 70 km/h e ressacas no Litoral catarinense a partir desta segunda-feira (12)

A formação de um ciclone extratropical no oceano deve movimentar o tempo em Santa Catarina nesta segunda-feira (12). Embora o sistema esteja afastado da costa, na altura do litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul, ventos e impactos no mar serão sentidos no Estado, segundo afirma a Epagri/Ciram.

Há risco de ressacas, no início desta semana, em Santa CatarinaHá risco de ressacas, no início desta semana, em Santa Catarina – Foto: Anderson Coelho/ND

A Defesa Civil de Santa Catarina, inclusive, emitiu um alerta para mar agitado, com risco de ressaca, desde a madrugada de segunda-feira. São esperadas ondas com picos de 2,5 a 3 metros, “mais altos ao Sul de Florianópolis e em alto mar”, complementa a Epagri/Ciram, em nota desta segunda-feira.

Já a Defesa Civil antecipa a previsão de rajadas de vento de 70km/h. Segundo o órgão, o deslocamento de uma frente fria em direção ao Sudeste, somado ao ciclone em alto mar, favorece o transporte de umidade do oceano ao Litoral catarinense. Por isso, há aumento de nuvens ao longo do dia e chance de chuva isolada no Litoral, Vale e Planaltos.

Temperaturas mais amenas

Após um final de semana de calorão em Santa Catarina, a semana promete ser mais amena no Estado, com condições típicas de outono. “É uma temperatura agradável durante o dia e mais fresquinha no período noturno e no amanhecer”, explica a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz.

O Extremo-Oeste deve registrar as maiores temperaturas, chegando a 28°C nesta segunda-feira. Na Grande Florianópolis Serrana, no entanto, não passa de 24°C. As mínimas ficam em 8°C no Planalto Sul catarinense.

Próximos dias

Na madrugada de terça-feira (13), há chance de geadas isoladas nos Planaltos e Meio-Oeste do Estado, segundo a Defesa Civil. “Ainda há condição de de mar agitado, risco de ressaca e alagamentos costeiros”, informa o órgão, em boletim publicado nesta segunda.

Na quarta-feira (14), o dia também começa com temperaturas baixas no Planalto Sul, podendo chegar a 7°C nas áreas mais altas de Santa Catarina.

+

Tempo