Ciclone que passa por SC traz risco de ressaca marítima com ondas acima de 4 metros na semana

Fenômeno chegará junto ao que está sendo considerada como a semana mais fria de 2022 em todo o Estado; Defesa Civil alerta para riscos relacionados à ressaca

A partir das 6h de quarta-feira (18), moradores do Litoral Norte e Sul e da Grande Florianópolis devem tomar cuidado com os riscos de ressaca causados pelo deslocamento de um ciclone subtropical entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O risco é alto para mar agitado.

Navegações não são aconselhadas a serem utilizadas no período de mar agitado – Foto: Leo Munhoz/NDNavegações não são aconselhadas a serem utilizadas no período de mar agitado – Foto: Leo Munhoz/ND

O sistema deve permanecer até às 23h59 de quinta-feira (19), conforme explicado pela Defesa Civil. No Litoral Sul e na Grande Florianópolis, as ondas vão do sudeste para o leste, com altura entre 3 e 4 metros. Picos de 4,5 metros são esperados na parte sul do Estado.

Já no Litoral Norte, as ondas devem chegar em 2,5 metros.

O risco para ocorrências associadas à agitação marítima é moderado. Por isso, deve-se evitar a navegação e a pesca, bem como banhos de mar e esportes náuticos. Se as ondas atingirem as ciclovias, evite caminhar ou pedalar nas orlas.

Chances de ressaca permanecem entre quarta (18) e quinta-feira (19) em Santa Catarina – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDChances de ressaca permanecem entre quarta (18) e quinta-feira (19) em Santa Catarina – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Previsão meteorológica para o início da semana

A partir desta segunda-feira (16), uma intensa massa de ar frio polar provoca o declínio das temperaturas em Santa Catarina. Com exceção para as áreas litorâneas, e para o Baixo e Médio Vale do Itajaí, todas as regiões devem marcar em seus termômetros temperaturas abaixo dos 10°C.

A sensação de frio deve permanecer ao longo do dia, principalmente no Grande Oeste e no Planalto Sul, onde as temperaturas não passam dos 15°C. Rajadas de vento de até 65 km/h são esperadas pela parte Sul do Estado, sendo mais intensas durante o final do dia.

Onda de frio provoca mínima de 0°C

A onda de frio intenso deve provocar mínimas de 0°C em Santa Catarina a partir desta segunda-feira. Segundo a Defesa Civil, o ciclone deve trazer também ventos acima de 100km/h. A previsão é que a onda de frio dure cerca de uma semana, até a próxima segunda-feira (23).

Onda de frio intenso derrubará temperaturas em SC – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDOnda de frio intenso derrubará temperaturas em SC – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Entre as noites e madrugadas as temperaturas mínimas ficam próximas a abaixo de 0°C no Planalto Sul, Planalto Norte e Meio-Oeste, próximas dos 5°C no Extremo-Oeste, Oeste, Grande Florianópolis Serrana, Alto Vale do Itajaí e parte do Litoral Sul.

Confira as temperaturas para esta segunda-feira (16) em SC:

  • Litoral Norte: 12°C / 25°C;
  • Planalto Norte: 5°C / 15°C;
  • Grande Florianópolis Litorânea: 10°C / 20°C;
  • Grande Florianópolis Serrana: 4°C / 19°C;
  • Vale do Itajaí: 5°C / 18°C;
  • Litoral Sul: 6°C / 19°C;
  • Planalto Sul: 0°C / 10°C;
  • Meio-Oeste: 1°C / 12°C;
  • Oeste: 2°C / 12°C;
  • Extremo-Oeste: 3°C / 14°C.
+

Tempo

Loading...