Ciclone, virada no tempo e ventanias marcam a quarta-feira em SC

Tempo ficará mais ameno a partir de quinta (1º), com previsão de dias mais ensolarados; ciclone não provocará estragos, deixando mar agitado e rajadas de ventos fortes no litoral

A previsão do tempo aponta uma virada em Santa Catarina a partir de terça-feira (30), com formação de um ciclone que não provocará estragos, mas causará ventanias que devem se intensificar na quarta (31) e durar até quinta (1º).

Um sistema de baixa pressão, ou ciclone extratropical, irá favorecer ventos fortes no litoral catarinense, com rajadas de até 80km/h.

ciclone; sc; tempo; previsão; quarta Ciclone não provocará estragos, mas deixará mar agitado e causará rajadas de vento forte no Litoral – Foto: Paulo Vinícius Rampinelli/Divulgação

Até a noite desta terça (30) foram registradas rajadas de 75km/h no entorno de Laguna e de Balneário Arroio do Silva, no Litoral Sul, segundo a Epagri/Ciram.

A ventania, contudo, pode se prolongar nos próximos dias, indo até quinta-feira (1º) e contemplando as demais cidades da costa catarinense.

“Ele vai manter o mar agitado, com ondas que ficam por volta dos dois metros. As rajadas de vento devem ficar de 50km/h a 80km/h. São bem as características de um vento minuano mesmo”, analisa o meteorologista Piter Scheuer.

O vento minuano é típico dos Estados do Sul do Brasil, sendo de origem polar e geralmente frio. Com rajadas fortes, tende a ser identificado por árvores e plantações inclinadas pela ventania.

Em algumas regiões, a chuva pode acompanhar a ventania e o tempo mais caótico. No Litoral Sul e na Grande Florianópolis, o indicativo é de sol com chuva no início e no final do dia.

No restante do Estado, sol com algumas nuvens e temperatura mais amena.

As máximas ficam por volta dos 25°C, e as mínimas podem ficar abaixo dos 10°C em praticamente todas as regiões.

Além do vento, com a presença do ciclone no litoral, a previsão é de um mar agitado, com ondas de cerca de dois metros, colocando pequenas e médias embarcações em risco.

Essa condição perdura até quinta (1º), dia em que anoitecerá com mais frio, com formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul.

A partir daí, Santa Catarina manterá um tempo ensolarado e com neblina densa nas áreas mais altas até o fim de sábado (2), no mínimo.

Confira como fica o tempo em SC nesta quarta:

  • Litoral Norte: 16°C/28°C
  • Planalto Norte: 10°C/25°C
  • Grande Florianópolis Litorânea: 18°C/27°C
  • Grande Florianópolis Serrana: 11°C/25°C
  • Vale do Itajaí: 11°C/26°C
  • Litoral Sul: 15°C/27°C
  • Planalto Sul: 7°C/18°C
  • Meio-Oeste: 8°C/24°C
  • Oeste: 8°C/25°C
  • Extremo-Oeste: 11°C/25°C
+

Tempo