Ciclone subtropical traz alerta de ressaca e ondas de até 3 metros em SC

Defesa Civil emitiu aviso para mar agitado em todo Litoral catarinense; condição deve persistir até o final da sexta-feira (23); confira os cuidados

A presença de um ciclone subtropical no oceano brasileiro provoca efeitos em Santa Catarina. A Defesa Civil emitiu um alerta para a condição de mar agitado com riscos de ressaca e ondas de até 3 metros de altura a partir da manhã desta terça-feira (20) no Litoral catarinense.

Ciclone traz riscos de ressacas em todo o Litoral catarinense até sexta-feira (23) – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/NDCiclone traz riscos de ressacas em todo o Litoral catarinense até sexta-feira (23) – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/ND

O sistema de baixa pressão formado na altura do sudeste do país já trouxe fortes rajadas de vento a faixa costeira de Santa Catarina entre domingo (18) e segunda-feira (19).

O alerta de mar agitado, com ondas de 2 a 3 metros de altura, abrange toda a região litorânea do Estado, e é válido até as 23h59 de sexta-feira (23).

As ondas serão de quadrante Sul, conforme informado pela Defesa Civil. A condição tem início por volta das 9h desta terça.

Alerta da Defesa Civil para mar agitado na faixa costeira de Santa Catarina – Foto: Divulgação/Defesa CivilAlerta da Defesa Civil para mar agitado na faixa costeira de Santa Catarina – Foto: Divulgação/Defesa Civil

Recomendações e cuidados

Em casos de mar agitado, a Defesa Civil recomenda que a população evite a navegação e a atividade de pesca.

A prática de esportes náuticos, assim como um simples banho no mar, também são atividades contra indicadas nessas situações.

Da mesma forma, caso as ondas estejam atingindo a orla ou ciclovia, as pessoas não devem pedalar e caminhar no local.

+

Tempo