Ciclone traz ventos fortes a SC e Defesa Civil emite alerta a partir de domingo

Defesa Civil prevê rajadas de até 60km/h, que devem atingir todo o Litoral de Santa Catarina

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para fortes rajadas de vento a partir das 12h deste domingo (18), em todo o Litoral de Santa Catarina. O aviso é válido até o fim da noite desta segunda-feira (19).

Ciclone provoca ventos fortes em Santa Catarina a partir de domingoVentos devem ser registrados em toda a porção litorânea de Santa Catarina – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Para este domingo, o alerta prevê rajadas entre 40 e 50 km/h em todo o Litoral catarinense – de Norte a Sul. O sistema permanecerá na segunda-feira, quando estão previstas rajadas entre 40 e 60 km/h.

O fenômeno ocorre pela formação de um ciclone no mar, na altura do Litoral do Sudeste de Brasil. A condição favorece a virada do vento para o Sul e Sudeste, segundo a Defesa Civil.

Tempo

Neste domingo, as regiões Oeste e Meio-Oeste devem ter sol entre nuvens. A temperatura deve ficar amena na faixa leste do Estado, enquanto o vento nas regiões Sudoeste a Sudeste fica fraco a moderado.

Do Planalto ao Litoral, o tempo deve estar nublado e a condição de chuva, principalmente no Litoral, Médio e Baixo Vale do Itajaí, deve ocorrer por conta de um sistema de baixa pressão próximo à costa.

Cuidado

A Defesa Civil alerta para uma série de cuidados a serem tomados durante a ocorrência de ventos fortes. Confira abaixo.

Defesa Civil alerta para cuidados a serem tomadas durante rajadas de vento – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDDefesa Civil alerta para cuidados a serem tomadas durante rajadas de vento – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
+

Tempo