Cidades de SC entram em situação de emergência por conta de desastres naturais; saiba quais

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência de mias 12 municípios, em outros Estados do Brasil

Três municípios de Santa Catarina entraram em situação de emergência por conta de desastres naturais, nesta segunda-feira (4), após o reconhecimento da Defesa Civil Nacional. A portaria que concede o status foi publicada no DOU (Diário Oficial da União), com 15 cidades ao todo.

Uma ponte sobre o rio Fortuna, em Braço do Norte, ficou comprometida durante as enxurradas – Foto: CBMSC/Divulgação/NDUma ponte sobre o rio Fortuna, em Braço do Norte, ficou comprometida durante as enxurradas – Foto: CBMSC/Divulgação/ND

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência nas cidades de: Braço do Norte, por registro de enxurradas; Braço do Trombudo, por deslizamentos; e Iomerê, que foi vítima de chuvas intensas. As situações de emergência aconteceram entre os meses de maio e junho de 2022.

Agora os municípios estão aptos a solicitar recursos do MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional) para atender a população afetada pelos desastres naturais.

Além das cidades catarinenses, a Defesa Civil Nacional também concedeu o reconhecimento de situação de emergência para 12 cidades dos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A lista completa pode ser acessada neste link.

As ações da Defesa Civil Nacional envolvem o restabelecimento de serviços essenciais e a reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação de reconhecimento de situação de emergência deve ser feita por meio do S2iD (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres), pelo município que necessita.

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados, e após a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante que será liberado.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...