Com calor de 40°C, SC tem risco alto de enxurradas e alagamentos; veja regiões

Neste domingo (16), foram registrados altos acumulados de chuva associados às altas temperaturas

A onda de calor que assola Santa Catarina provocou temperaturas próximas aos 40°C neste fim de semana. Associada à umidade, o risco é moderado a alto para enxurradas e alagamentos no Centro-Leste, alerta a Defesa Civil.

Calor se mantém em SC com chance de chuvas fortes – Foto: Divulgação/Ketlin CiqueleroCalor se mantém em SC com chance de chuvas fortes – Foto: Divulgação/Ketlin Ciquelero

Entre a tarde e a noite desta segunda-feira (17) a previsão é de pancadas de chuva, em especial do Centro ao Leste do Estado. Há chance de temporais com chuva forte em curto espaço de tempo, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Durante a tarde, as máximas chegam aos 40°C no Extremo Oeste, 38°C no Litoral Sul e variam entre 28°C e 36°C nas demais áreas.

Em dias de calor extremo, a Defesa Civil recomenda evitar exercícios físicos ao ar livre e hidratar-se regularmente.

Terça-feira

Na terça-feira (18) o calor e a umidade voltam a favorecer condições para pancadas de chuva. A chuva ocorre entre a tarde e a noite, principalmente no Centro-Leste e, em alguns momentos, ocorre em forma de temporais isolados, acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e à chuva intensa. A temperatura máxima novamente se aproxima dos 40°C no Extremo-Oeste, dos 38°C no Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí e varia entre 28°C e 34°C nas demais regiões.

Chuva e altas temperaturas no fim de semana

Neste domingo (16), destaca-se o calor mais intenso registrado nas cidades do Oeste ao Litoral Sul catarinense, onde as máximas chegam aos 40°C em Caibi, 39°C em Itapiranga e 38°C em Criciúma, Içara e Águas Frias.

Onda de calor provoca grande aumento de temperatura no Estado – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDOnda de calor provoca grande aumento de temperatura no Estado – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Ao longo da tarde e início da noite, foram registrados temporais e chuva pontualmente intensa no Centro-Leste. A tabela a seguir mostra os maiores acumulados de chuva nas últimas 12 horas. Destaca-se Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, onde o acumulado ultrapassou os 100 mm em menos de três horas.

Alto acumulado de chuvas foi registrado em SC – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDAlto acumulado de chuvas foi registrado em SC – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
+

Tempo

Loading...