Com calorão nesta quarta, Defesa Civil alerta para umidade do ar abaixo de 30% em SC

A presença de uma massa de ar quente e seco mantém a umidade baixa, o que pode provocar desidratação e dor de cabeça

Santa Catarina terá altas temperaturas nesta quarta-feira (1º) por conta de um sistema de alta pressão que deixa o dia com predomínio de sol. A Defesa Civil, inclusive, emitiu um alerta para baixa umidade do ar na metade Oeste do Estado.

Sol e temperaturas próximas dos 33°C marcam o dia no Litoral Norte e Vale do Itajaí – Foto:Bruno Golembiewski/Arquivo/NDSol e temperaturas próximas dos 33°C marcam o dia no Litoral Norte e Vale do Itajaí – Foto:Bruno Golembiewski/Arquivo/ND

As máximas variam de 29°C  a 33°C  no Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte. Os termômetros devem atingir os 28°C  no Litoral Sul, 25°C  no Planalto Sul e ficam entre 27°C  a 30°C  nas demais regiões.

A partir da noite, com a umidade do oceano em direção ao continente, as nuvens aumentam no Litoral e áreas próximas. Assim, há chance de chuvisco bem isolado.

A presença de uma massa de ar quente e seco sobre a metade Oeste mantêm os níveis de umidade relativa abaixo de 30% nessas regiões. Nas áreas em amarelo do mapa o risco é moderado para ocorrências associadas a problemas de saúde, como desidratação, dor de cabeça, entre outros.

Defesa Civil emitiu alerta para baixa umidade do ar em metade da região Oeste de SC – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDDefesa Civil emitiu alerta para baixa umidade do ar em metade da região Oeste de SC – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Quinta-feira

A circulação marítima deixa a quinta-feira (2) com variação de nuvens, ou seja, com aberturas em que o sol aparece durante o dia, além de chance de chuva bem isolada no Litoral e áreas próximas.

No Centro do Estado, a combinação de calor e umidade favorece pancadas de chuvas muito isoladas, irregulares e mal distribuídas, com trovoadas àa tarde. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos temporais.

O manhecer terá temperaturas perto dos 10°C no Planalto Sul, 11°C  a 15°C  no Oeste e 14°C  a 20°C  nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 30°C  no Planalto Norte, variam de 29°C  a 33°C  no Oeste e de 20°C  a 25°C  nas demais regiões.

O dia terá ventos de Sul/Sudeste a Leste, com fraca a moderada intensidade em todo o Estado e rajadas ocasionais.

Confira as temperaturas nesta quarta-feira, segundo a Epagri/Ciram

Litoral Norte:  19°C | 30°C;

Planalto Norte:  10°C | 30°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 18°C | 26°C;

Grande Florianópolis Serrana: 14°C | 28°C;

Vale do Itajaí: 13°C | 30°C;

Litoral Sul: 17°C | 28°C;

Planalto Sul: 9°C | 25°C;

Meio-Oeste: 9°C | 30°C;

Oeste: 12°C | 30°C;

Extremo-Oeste: 13°C | 32°C.

+

Tempo

Loading...