Com chuva intensa, Defesa Civil alerta para risco alto de desastres em grande parte de SC

Calor e umidade provocam temporais em todo o Estado, com máximas que podem chegar aos 36°C no Oeste neste domingo (5)

Um sistema de baixa pressão associado ao calor e à umidade provocam temporais e chuva intensa em Santa Catarina, entre a tarde deste domingo (5) e a segunda-feira (6). O risco de desastres é alto dos Planaltos ao Litoral e moderado na porção Oeste, alerta a Defesa Civil.

Santa Catarina terá temporais no domingo (5) e segunda-feira (6) – Foto: Leo Munhoz/NDSanta Catarina terá temporais no domingo (5) e segunda-feira (6) – Foto: Leo Munhoz/ND

No domingo (5), a atuação de uma área de baixa pressão aliada ao aquecimento diurno e ao fluxo de umidade favorece pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais, com chuva de forte intensidade, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos no Estado.

O risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa é moderada no Oeste e alta dos Planaltos ao Litoral. À tarde as temperaturas máximas variam de 31°C a 36°C no Oeste. Os termômetros devem marcar 32°C no Planalto Norte, 28°C no Planalto Sul e entre 27°C a 30°C nas demais regiões. Os ventos de nordeste serão com fraca a moderada intensidade.

Defesa Civil alerta para temporais no domingo (5) e segunda-feira (6) em Santa Catarina – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDDefesa Civil alerta para temporais no domingo (5) e segunda-feira (6) em Santa Catarina – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Segunda-feira

Na segunda-feira (6) a presença de uma área de baixa pressão aliada ao fluxo de umidade deixa o dia com variação de nuvens e tempo nublado, com pancadas de chuvas que podem vir acompanhadas de temporais isolados em todo o Estado.

Ainda há chance de chuva intensa em curto intervalo de tempo no Leste catarinense. O risco para ocorrências relacionadas aos temporais e à chuva intensa é moderado a alto.

O amanhecer será de temperaturas perto dos 11°C no Planalto Sul, de 12°C a 16°C no Oeste e Planalto Norte. Nas demais áreas as mínimas variam de 16°C a 21°C.

À tarde faz calor no Oeste e as máximas oscilam entre 27°C a 32°C. Dos Planaltos ao Litoral, pela maior presença de nuvens, as máximas ficam entre 20°C a 25°C. Os ventos serão de leste a sudeste, com fraca a moderada intensidade, além de rajadas ocasionais.

Confira as temperaturas neste domingo, segundo a Epagri/Ciram

Litoral Norte:  18°C | 28°C;

Planalto Norte:  14°C | 28°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 19°C | 28°C;

Grande Florianópolis Serrana: 15°C | 26°C;

Vale do Itajaí: 16°C | 29°C;

Litoral Sul: 17°C | 29°C;

Planalto Sul: 10°C | 26°C;

Meio-Oeste: 14°C | 30°C;

Oeste: 14°C | 33°C;

Extremo-Oeste: 18°C | 36°C.

+

Tempo

Loading...