Com prejuízo milionário após chuvas, Blumenau decreta situação de emergência
Com o decreto, a cidade poderá captar recursos para recuperar áreas atingidas; até o momento foram registradas 357 ocorrências no município
O prefeito Mário Hildebrandt assinou nesta terça-feira (26) um Decreto que declara situação de emergência em Blumenau após as chuvas que atingiram a cidade na última semana causando deslizamentos, quedas de árvores e inundações.

Um levantamento elaborado pela Defesa Civil estima que os prejuízos no município devem superar a casa de R$ 3 milhões, entre danos ao patrimônio público e privado.
Com o decreto, a cidade poderá realizar o cadastro no sistema nacional de Defesa Civil, para captar recursos que vão auxiliar nos trabalhos de recuperação das áreas atingidas.
Ocorrências
Segundo dados da Defesa Civil, até a tarde desta terça-feira (26), foram registradas 357 ocorrências devido às chuvas em Blumenau. São 217 deslizamentos de terra, 40 quedas de árvores, 94 análises de risco e seis alagamentos.

O número leva em conta os atendimentos realizados desde 17 de janeiro, quando as chuvas no Vale do Itajaí começaram. O acumulado mensal de chuva na cidade chegou a 318,7mm, acima da média total esperada para janeiro, que é de 183 mm.
Apesar dos estragos registrados em vários bairros, não houve óbitos ou feridos com gravidade em função das ocorrências.
Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.