Com prejuízo milionário após chuvas, Blumenau decreta situação de emergência

Com o decreto, a cidade poderá captar recursos para recuperar áreas atingidas; até o momento foram registradas 357 ocorrências no município

O prefeito Mário Hildebrandt assinou nesta terça-feira (26) um Decreto que declara situação de emergência em Blumenau após as chuvas que atingiram a cidade na última semana causando deslizamentos, quedas de árvores e inundações.

Blumenau decreta situação de emergência por conta das chuvas da última semana – Foto: Foto: Marcelo Martins / Prefeitura de BlumenauBlumenau decreta situação de emergência por conta das chuvas da última semana – Foto: Foto: Marcelo Martins / Prefeitura de Blumenau

Um levantamento elaborado pela Defesa Civil estima que os prejuízos no município devem superar a casa de R$ 3 milhões, entre danos ao patrimônio público e privado.

Com o decreto, a cidade poderá realizar o cadastro no sistema nacional de Defesa Civil, para captar recursos que vão auxiliar nos trabalhos de recuperação das áreas atingidas.

Ocorrências

Segundo dados da Defesa Civil, até a tarde desta terça-feira (26), foram registradas 357 ocorrências devido às chuvas em Blumenau. São 217 deslizamentos de terra, 40 quedas de árvores, 94 análises de risco e seis alagamentos.

Prefeita em exercício, Maria Regina de Souza Soar, visitou locais atingidos pelas chuvas – Foto: Foto: Michele Lamin / Prefeitura de BlumenauPrefeita em exercício, Maria Regina de Souza Soar, visitou locais atingidos pelas chuvas – Foto: Foto: Michele Lamin / Prefeitura de Blumenau

O número leva em conta os atendimentos realizados desde 17 de janeiro, quando as chuvas no Vale do Itajaí começaram. O acumulado mensal de chuva na cidade chegou a 318,7mm, acima da média total esperada para janeiro, que é de 183 mm.

Apesar dos estragos registrados em vários bairros, não houve óbitos ou feridos com gravidade em função das ocorrências.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Tempo