Com quase o dobro da chuva prevista, só não choveu em um dia de outubro em Joinville

Entenda por que tem chovido tanto em Joinville e qual é a previsão do tempo para os próximos dias na cidade

É bem verdade que os moradores de Joinville já estão mais que acostumados com a chuva. Afinal, não é à toa que a cidade ganhou o apelido carinhoso de Chuville: sombrinhas e capas de chuva fazem parte do dia a dia.

No entanto, o mês de outubro tem surpreendido os moradores, com chuva em níveis acima do esperado. Dados da Epagri/Ciram mostram que a média para o mês é de 160 mm de chuva. Porém, só até o dia 20 de outubro já choveu uma média de 291 mm, quase o dobro do habitual.

Em 20 dias de outubro, não choveu em apenas um dia em Joinville – Foto: Carlos Jr/NDEm 20 dias de outubro, não choveu em apenas um dia em Joinville – Foto: Carlos Jr/ND

Os meteorologistas explicam que a primavera é conhecida por ser uma estação com chuva mais intensa na região. Mas a verdade é que, neste ano, tem chovido ainda mais e por vários motivos.

“Tivemos a passagem de uma frente fria, que agora já subiu. Entretanto, ainda temos um sistema de alta pressão atuando que está causando ventos do oceano para o continente, trazendo muita umidade”, explica Paulo Ivo Koehntopp, professor de climatologia e meteorologia.

A umidade vinda do oceano é barrada pelos paredões de montanhas da região e, como não consegue passar, resulta em chuva. “E ainda temos um centro de baixa pressão estacionado nas regiões Sudeste e Centro-Oeste que está puxando a umidade da Amazônia”, ressalta Paulo Ivo.

Ou seja, além de a primavera já ser uma época mais chuvosa, há três condições atuando simultaneamente que provocam ainda mais chuva.

Mas e quando vai parar de chover em Joinville?

O motivo de tanta chuva você já conhece, mas o que muita gente quer saber é quando deve parar de chover em Joinville. Se esse é o seu caso, a previsão não é exatamente otimista.

Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, explica que a chuva deve diminuir na quinta (21) e na sexta, voltando no sábado e no domingo. Assim, aliás, deve ser a próxima semana: dias com e sem chuva intercalados.

Apesar disso, vale ressaltar que mesmo com o sol aparecendo, a chuva não deve dar trégua por definitivo. “O tempo tende a melhorar, mas continua um regime de chuvas mais intenso ao longo dessa primavera”, fala Paulo Ivo.

Chuvas em Joinville devem continuar intensas por toda a primavera – Foto: Carlos Jr/NDChuvas em Joinville devem continuar intensas por toda a primavera – Foto: Carlos Jr/ND

Por que chove tanto em Joinville?

Que chove muito, o joinvilense já sabe. Mas por que a cidade recebe tanta chuva, afinal? Paulo Ivo Koehntopp explica que há uma condição específica na cidade que torna o fenômeno mais frequente.

Estamos falando das chuvas orográficas, que acontecem quando um vento carregado de umidade encontra uma elevação no relevo, como uma montanha, e acaba provocando a chuva.

“Quando o vento chega na cidade perto da Serra do Mar, como no Vila Nova, Nova Brasília ou Quiriri, os ventos perdem força porque atritam com a superfície e não conseguem passar. Aí a umidade se acumula e fica chovendo”, destaca.

E ainda há um agravante: todos os ventos predominantes na região vem o oceano para o continente passando pela Baía Babitonga. Assim, ainda carregam uma umidade adicional da baía, que contribui para mais chuva.

Chove tanto em Joinville que a cidade foi apelidada de Chuville – Foto: Gladionor Ramos/NDTVChove tanto em Joinville que a cidade foi apelidada de Chuville – Foto: Gladionor Ramos/NDTV

A prova disso está nos números: conforme a Epagri/Ciram, desde 2013, todos os anos registraram mais de 200 dias com chuva acima de 0.2 mm. Nem sempre a precipitação é significativa, mas isso mostra que a chuva não costuma dar trégua mesmo na cidade.

E se você já cansou da chuva joinvilense, o especialista traz um ponto positivo: em função das mudanças climáticas globais, há uma expectativa de que o Brasil conviva mais com a seca em reservatórios. Por isso, em um cenário de falta de água, a região seria menos afetada.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...