Com temporais e granizo, grande parte de SC tem risco alto para desastres nesta terça

Calor e umidade, associados a uma frente fria afastada do oceano, provocam chuvas intensas, alerta a Defesa Civil

A Defesa Civil alerta para temporais isolados com eventual queda de granizo e risco alto de desastres em grande parte de Santa Catarina, nesta terça-feira (18).

SC tem alerta para chuva intensa nesta terça-feira (18) – Foto: Willian Ricardo/NDSC tem alerta para chuva intensa nesta terça-feira (18) – Foto: Willian Ricardo/ND

O calor e a umidade, associados a uma frente fria bem afastada do oceano, provocam pancadas de chuva entre o final da manhã e a noite, especialmente do Meio-Oeste ao Litoral.

A chuva será pontualmente intensa, com altos acumulados em um curto período, além de ser acompanhada com descargas elétricas e rajadas de vento.

O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas na área em laranja do mapa abaixo, moderado na área em amarelo e baixo na área em verde.

Grande parte de SC tem alerta para risco alto de desastres devido a chuva intensa – Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDGrande parte de SC tem alerta para risco alto de desastres devido a chuva intensa – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Quarta-feira

Na quarta-feira (19) a onda de calor segue mantendo as temperaturas elevadas no Estado.

O calor combinado com a umidade e uma área de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai favorecem pancadas de chuva acompanhadas de temporais isolados em Santa Catarina.

A chuva pode ser de moderada a forte intensidade em um curto intervalo de tempo, acompanhada de raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos. No entanto, o risco é moderado e localmente alto para ocorrências.

O amanhecer será com temperaturas próximas dos 16°C no Planalto Sul, de 16°C a 19°C no Centro do Estado e de 19°C a 24°C nas demais áreas.

À tarde, as máximas chegam aos 41°C no Extremo-Oeste, de 33°C a 38°C no Litoral Sul, Oeste e Meio-Oeste. Nas demais regiões, a previsão é de 29°C a 35°C. Os ventos serão de nordeste com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

+

Tempo

Loading...