Com veranico na sexta, SC deve ter reviravolta no tempo no fim de semana; entenda

Temperaturas chegam a 29°C na sexta-feira (22), mas a partir da tarde de sábado (30) o tempo muda em todo o Estado

A sexta-feira (22) será marcada pelo sol com poucas nuvens em Santa Catarina, com máximas entre 23°C e 29°C, mas a aproximação de uma frente fria no sábado (23) provoca pancadas de chuva e traz risco de temporais.

Sexta (22) deve ter predomínio de sol em Santa Catarina, mas sábado (23) terá chuvas – Foto: Gustavo Bruning/NDSexta (22) deve ter predomínio de sol em Santa Catarina, mas sábado (23) terá chuvas – Foto: Gustavo Bruning/ND

A “virada no tempo” ocorre devido à combinação frente fria,  baixa pressão sobre o Paraguai e ao fluxo de calor vindo da Amazônia, o que traz chuvas a partir da tarde, do Oeste ao Litoral Sul. O mesmo ocorre à noite nas demais regiões, segundo a Defesa Civil.

Nesta quinta-feira (21), o dia será com variações de nuvens e chance de chuva fraca, bem isolada, no Litoral, Vale do Itajaí e áreas próximas. no fim da tarde há chance de pancadas no Planalto e Litoral Sul.

Sol com poucas nuvens na sexta

Uma alta pressão sobre o oceano deixa o dia com sol e poucas nuvens no Estado nesta sexta. A umidade deve ficar abaixo dos 40% em áreas dos Planaltos e no Oeste.

O amanhecer será de temperaturas amenas, entre 7°C a 11°C nos Planaltos e Meio-Oeste; 15°C a 18°C em boa parte do Litoral; 11°C a 15°C em boa parte de Santa Catarina, conforme a Defesa Civil.

Já à tarde, com maior presença de sol, as máximas chegam a 29°C no Oeste; ficam entre 23°C a 26°C nos Planaltos e Alto Vale do Itajaí, além de 27°C nas demais regiões.

As máximas chegam a 27°C no Oeste, 25 °C no Litoral Sul, 20°C no Planalto Sul. Nas demais áreas, a temperatura não passa de 22°C.

Temporais no sábado

A Defesa Civil aponta para risco de temporais com chuva de moderada à forte, acompanhados de raios e eventual queda de granizo e rajadas de vento.

O risco é baixo a moderado a ocorrências relacionadas aos temporais. O amanhecer será ameno, com mínimas entre 8°C a 11°C nos Planaltos e Meio-Oeste. No Litoral e boa parte do Vale do Itajaí, a previsão é de 15°C  a 19°C  nas primeiras horas da manhã.

Já à tarde, as máximas chegam a 32°C no Litoral Sul, 27°C  no Vale, Litoral Norte e parte do Planalto Norte. Nas demais regiões, as temperaturas variam de 22°C  a 25°C .

Domingo com tempo nublado e chuva

O domingo (24) tem o deslocamento de uma frente fria, que deixa o tempo nublado e com chuva ao longo do dia. A partir da noite, a Defesa Civil diz que as condições podem melhorar, do Oeste ao Litoral Sul.

Segundo a Epagri/Ciram, a próxima semana será de sol com temperaturas mais baixas.

Confira a previsão do tempo nesta quinta

Litoral Norte:  17°C | 24°C;

Planalto Norte:  9°C | 20°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 15°C | 24°C;

Grande Florianópolis Serrana: 10°C | 19°C;

Vale do Itajaí: 11°C | 22°C;

Litoral Sul: 12°C | 25°C;

Planalto Sul: 5°C | 23°C;

Meio-Oeste: 7°C | 15°C;

Oeste: 8°C | 23°C;

Extremo-Oeste: 12°C | 29°C

+

Tempo

Loading...