Quinta-feira gelada em SC: confira as mínimas nas cidades mais frias do Estado

A menor temperatura, segundo a Epagri/Ciram, foi registrada em Bom Jardim da Serra, no início da manhã desta quinta, com -1,7 °C

Apesar da expectativa não houve registro de neve em Santa Catarina na madrugada de quarta (19) para quinta-feira (20) e no início da manhã. A informação foi confirmada à reportagem do nd+ pelo meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, e o engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho.

Temperaturas baixas trouxeram turistas as ruas de São Joaquim na manhã desta quinta – Foto: Wagner Urbano/Divulgação/ND

A menor temperatura, segundo a Epagri/Ciram, foi registrada em Bom Jardim da Serra, no início da manhã desta quinta, com -1,7 °C.

“Está nublado, fechado, com ‘cara de neve’, mas não está nevando”, explica Martins. “Toda vez que neva a notícia corre muito rápido. Temos observadores em vários locais do Estado. A tendência é que aconteça [neve] no decorrer desta quinta-feira, especialmente no Planalto Sul”, completa.

Outras temperaturas baixas foram registradas em Santa Catarina no amanhecer desta quinta-feira (20), veja:

  • São Joaquim: 0,66 °C;
  • Urupema: 1,78 °C;
  • Painel: 2,39 °C;
  • Água Doce: 3 °C;
  • Tangará: 3 °C;
  • Urubici: 3,62 °C

* dados da Epagri/Ciram

No termômetro de rua no centro de São Joaquim chegou a marcar 0 grau- Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online/Divulgação ND

Conforme Coutinho já é possível a formação de neve a partir de temperaturas a partir de 2,4 °C, no entanto, é necessário que seja em um lugar alto.

O engenheiro ainda rechaçou a possibilidade de que já teria nevado durante a madrugada na Serra do Rio do Rastro. “Era apenas garoa, a temperatura estava ‘alta demais’ para que fosse neve”, explicou.

Turismo na serra

As prefeituras da região serrana de Santa Catarina devem atuar para que apenas os turistas que já tenham reservado hospedagem visitem as cidades nos próximos dias. Esta foi a decisão tomada pelos municípios da Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana), na última terça (18).

De acordo com a assessora de turismo da Amures, Ana Vieira, existem preocupações maiores do que o turismo neste momento. Dentre elas, os danos causados pelas tempestades de neve e o risco de contágio em razão da pandemia de Covid-19 – a região está em alerta gravíssimo desde o último dia 12.

Sete cidades esgotaram hospedagem

Urupema, Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra tem suas pousadas e hotéis lotados. Hotéis nos municípios vizinhos de Rio Rufino, Bocaina do Sul e Bom Retiro também estão lotados, informa a Amures.

De acordo com Ana Vieira, assessora de turismo da Amures, a procura por vagas de hospedagem aumentou 37% em toda a região, que compreende 18 municípios.

Pontos turísticos fechados

No entanto, apesar da alta no turismo, é necessário ressaltar que os turistas devem encontrar a maioria das cidades com os pontos turísticos fechados.

Em São Joaquim, a PM (Polícia Militar) irá montar pontos de fiscalização para evitar a aglomeração de pessoas, principalmente em praças.

Já o Morro da Igreja, tradicional ponto “gelado” de Santa Catarina, está fechado desde o início da pandemia.

+

Tempo