Confira em quais cidades será possível observar a neve em Santa Catarina

De acordo com a Epagri/Ciram, a combinação de frio, umidade e altitude propicia as melhores condições para ocorrência da neve

O estado de Santa Catarina deve ser atingido por uma grande massa de ar polar durante esta semana. A partir desta quinta-feira (20), as condições climáticas favorecem a formação de neve em diversas regiões do Estado.

Confira agora quais são as melhores cidades para observar o fenômeno, de acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins.

Altitude, umidade e frio favorecem a ocorrência de neve em Santa Catarina – Foto: Larissa Vieira/Arquivo Pessoal

Segundo o meteorologista, o que propicia a formação de neve é a combinação de altitude, umidade e frio abaixo de 0°C. Dessa forma, cidades altas da Serra catarinense e do Planalto Sul, que costumam ter as menores temperaturas do Estado, são as que aparecem com as melhores probabilidades.

Assim, Marcelo Martins citou as cidades do Estado com melhores condições de haver acúmulo de neve:

Urubici

Localizada a 915 metros de altitude, a cidade de Urubici, na Serra de Santa Catarina, costuma registrar temperaturas baixíssimas todos os anos, com a presença de geada em diversas oportunidades.

O município é um dos principais pontos turísticos do Estado, por conta de suas paisagens e o frio de congelar.

Neve em Urubici – Foto: Pedro Marquez/Arquivo/Divulgação

São Joaquim

Outro município de Santa Catarina onde é comum o registro de temperaturas abaixo dos -5°C, e com 1.360 metros de altitude, São Joaquim é destino certo para quem quer aproveitar a neve.

Nevada em São Joaquim, 29/06/1996 – Foto: Foto Argus São Joaquim/Divulgação/ND

Urupema

A cidade mais alta do Estado, com 1.425 metros de altitude, é certamente um dos melhores pontos para observar o fenômeno. Urupema também costuma registrar temperaturas abaixo de zero, e apesar de pequena, atrai muitos turistas todo ano por conta das paisagens e o frio intenso.

Urupema já teve registros de neve em outras oportunidades – Foto: Prefeitura de Urupema/Divulgação/ND

Bom Jardim da Serra

Mais uma cidade da Serra catarinense localizada a mais de mil metros de altitude, Bom Jardim costuma registrar belíssimas paisagens nas constantes formações anuais de geada. O município atrai a presença de turistas na temporada de inverno, e é conhecida pelo Mirante do Rio do Rastro.

Bom Jardim da Serra costuma registrar temperaturas abaixo de zero – Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online/Divulgação/ND

Outros municípios

Além dos locais mais altos da Serra catarinense, Marcelo Martins ressalta que a neve deve atingir quase todas as regiões de Santa Catarina, incluindo a Grande Florianópolis, o Planalto Norte e o Oeste e Meio-Oeste.

Municípios como Água Doce, Ponte Serrada e Mafra também são indicados para quem quer aproveitar ao máximo o fenômeno.

Veja lista de cidades do Oeste de SC com possibilidade de neve 

A neve pintou de branco as paisagens das cidades localizadas no Norte e Planalto Norte de Santa Catarina, em 2013 – Foto: Rogério de Souza Júnior/Arquivo/ND

+

Tempo