Confirmado o registro de tornado em Santa Catarina

De acordo com a Defesa Civil do Estado, o fenômeno atingiu a cidade de Água Doce, na região Meio-Oeste

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na noite desta sexta-feira (14), que um tornado foi registrado no período da tarde na cidade de Água Doce, localizada na região Meio-Oeste do Estado.

Tornado deixa estragos em Água Doce, Meio-Oeste de SC – Foto: Redes Sociais/Divulgação/ND

Segundo informações da Defesa Civil Municipal, 25 casas foram destruídas, outras 700 residências foram danificadas ou destelhadas e pelo menos 11 pessoas ficaram feridas, sendo que duas em estado grave.

A assessoria de imprensa da cidade informou que ainda não foi possível calcular o prejuízo causado pela passagem do tornado em Água Doce.

Na manhã deste sábado (15), o prefeito Antônio Bissani (PP), deve decretar situação de calamidade pública.

VÍDEO: moradores registraram a destruição na cidade:

Tornados e tempestades severas

A Defesa Civil Estadual informou ainda que a atuação de um sistema de baixa pressão, combinado com o escoamento de umidade e presença de instabilidade provocaram tempestades severas e tornados em Santa Catarina.

Até por volta das 22h30 da sexta, haviam sido relatados eventos associados de granizo, chuva forte e rajadas intensas de vento, principalmente nas regiões Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste.

Os municípios mais afetados durante a tarde foram Vargem Bonita, Catanduvas, Água Doce, Tangará e Ibicaré, onde foram registradas intensas rajadas de vento que ocasionaram destelhamentos e destruição de edificações.

A Defesa Civil classificou o evento em Água Doce como tornado e disse que um tornado também foi filmado na cidade de Irineópolis, que fica cerca de 100 km de distância de Água Doce.

VÍDEO: Moradores registram nuvem funil em Irineópolis:

+

Tempo