Creche destruída por enxurrada em Presidente Getúlio ainda espera por reforma

Na época, imagens do local invadido pela lama estamparam os principais noticiários do país; parte dos alunos está frequentando um local improvisado

Seis meses após o desastre ambiental que matou 21 pessoas no Alto Vale do Itajaí, o CEI (Centro de Educação Infantil) Dom Quixote, em Presidente Getúlio, ainda espera pela tão aguardada reforma.

Enxurrada destruiu creche em Presidente Getúlio - Arquivo/NDTV Blumenau
1 2
Enxurrada destruiu creche em Presidente Getúlio - Arquivo/NDTV Blumenau
Salas construídas recentemente puderam ser recuperadas - Vinícius Bretzke/NDTV Blumenau
2 2
Salas construídas recentemente puderam ser recuperadas - Vinícius Bretzke/NDTV Blumenau

Na época, imagens do local invadido pela lama estamparam os principais noticiários do país. Nem mesmo as janelas resistiram. O piso de madeira também precisou ser removido.

A limpeza só pôde ser realizada um mês após a catástrofe. Até o momento, apenas parte da estrutura foi recuperada, o suficiente para atender as turmas do berçário I e II e maternal I.

Enquanto a creche não é totalmente reformada, os demais alunos são atendidos em um local improvisado alugado pela prefeitura de Presidente Getúlio. As turmas do maternal II, pré-escolar I e II e de recreação infantil foram alocadas na Associação dos Aposentados, no Centro.

A diretora Anete Kloth trabalha na unidade há 20 anos e conta que mesmo após seis meses, ainda é difícil acreditar em tudo que aconteceu.

“Não perdemos a esperança, continuamos firmes e fortes buscando meios, buscando recursos, para fazer o melhor atendimento para nossas crianças. Mas assim… a gente ainda fica pensando em tudo que viveu e tudo que está por vir”, relata.

Creche Dom Quixote, no Centro de Presidente Getúlio, foi tomada pela lama – Foto: Talita Catie/Arquivo/NDCreche Dom Quixote, no Centro de Presidente Getúlio, foi tomada pela lama – Foto: Talita Catie/Arquivo/ND

Reforma sem data para começar

A reforma do CEI Dom Quixote ainda não tem data para iniciar, mas segundo o município, deve ocorre nos próximos meses. Atualmente, a obra está em fase de licitação.

“Todos nós, tanto funcionários, como as nossas crianças, queremos voltar para lá com um ambiente bonito, reformado onde poderemos atender todos com o amor e carinho que a gente sempre teve”, finaliza a diretora.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tempo

Loading...